Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de março de 2013

Os meninos das Lojas Americanas


Eu estava sem fazer nada e decidi que ia fazer a visita que tenho adiado desde o final da semana passada a uma escola de piano na Carioca. No meio do caminho, mudei de ideia. Tava com fome e decidi ir a Saens Peña. Junto à decisão, um medo estranho, angustia, sei lá. Mas fui mesmo assim. Chegando lá, desisti de ir ao shopping e quis ir numa lanchonete que fui uma vez com a minha mãe numa daquelas galerias. No caminho, passei em frente às Lojas Americanas. Na mesma hora, uma das seguranças da loja trazia puxando e empurrando duas crianças. Olhei aquilo, fiquei chocada, andei mais alguns metros e parei. Olhei pra trás e lá estavam elas... Eu não entendi direito a situação, de repende mais seguranças chegaram e mais pessoas parando pra ver aquilo... Não entendi se tinha sido uma tentativa de assalto... Um deles colocou a mão na calça e eu confesso que fiquei com medo que ele sacasse uma arma (é, eles começam cada vez mais cedo).
Resolvi voltar... Perguntei o que tava acontecendo e um senhor respondeu "são esses pivetes aí arrumando confusão". Chamei os dois, perguntei se eles estavam com fome e um deles me respondeu agressivo "É aniversário da minha mãe! Eu vim aqui comprar um presente pra ela!". Perguntei se eles queriam que eu comprasse e eles disseram que sim, relativamente empolgados. Nessa hora, chegaram dois guardar municipais e chamaram os meninos de volta. O mais velho logo começou "EU TO COM A MOÇA! ELA VAI PAGAR PRA MIM". O guarda pediu calma (ele não me pareceu o típico guarda corrompido do Rio, agia de boa fé, ao meu ver) e perguntou onde estava a mãe dele. Nessa hora o menino, novamente agressivo, respondeu "MINHA MÃE É VICIADA! Tá no sinal vendendo bala pra conseguir dinheiro, hoje é aniversário dela". Senti meu peito rasgar (e mal sabia que era só o começo). Falei pro guarda que me responsabilizava por eles e entramos na loja. Ele escolheu um ovo de páscoa grande, disse que ia dar pra mãe, e eu disse que tudo bem... Eu não sei quando o outro entrou, mas surgiu um terceiro menino perto de mim, primo deles. Era mais sereno, pediu humildemente um chinelo e escolhemos um pra ele e pro outro irmão. Deixei o Felipe (o irmão mais velho, tem 12 anos) na fila enquanto pegávamos o calçado e no caminho eu comentei algo do tipo "conversa com o seu primo, eu sei que é difícil, mas ele acaba sendo agressivo e isso piora a resposta dos outros a ele", ele respondeu "É... Ele tem cara de usuário de drogas, né¿" E meu peito foi rasgado de novo, porque eu só conseguia  pensar que uma criança com a idade dele não formularia isso sozinha! Ele deve ter ouvido de alguém na rua, de algum policial, ou em casa mesmo... Respondi que não, que eu me referia só à postura dele mesmo, que comprar briga só iria piorar as coisas...
 Enquanto escolhíamos o calçado, Felipe (que também não era muito de evitar confusão) saiu da fila e eu pude ouvir de longe os gritos "EU NÃO TO ROUBANDO! ISSO AQUI A MOÇA VAI PAGAR PRA MIM"... Fui atrás e uma das seguranças tinha tirado o ovo da mão dele e o puxava pelo braço. Expliquei que era verdade, que ele tava comigo e ela me disse que eu tava ajudando um ladrãozinho, que eles sempre estavam lá roubando desodorante e comida da loja. Eu fiquei perdida, enjoada. Não cuido nem das minhas coisas direito e estava sozinha com 3 crianças estigmatizadas por uma sociedade hipócrita. Chamei os meninos pro caixa, uma fila enooorme e eu só queria que eles saíssem logo dali antes que alguém os humilhasse mais uma vez.  Quantos olhares, fiquei incomodada demais. Uns me olhavam como se eu fosse uma tola que estava alimentando um marginal (sem se darem conta de que o que os alimenta é justamente o oposto! A violência, o ódio, o desprezo. Carinho e atenção é o que sempre os faltou!), outros me olhavam como se eu fosse uma Madre Tereza (o que também me incomodou, porque mostra o quanto a caridade é escassa hoje em dia, ao ponto de surpreender as pessoas). Uma moça na fila puxou papo, e fez as perguntas que a gente não faz, do tipo "e vocês estão na escola¿" - MOÇA, SE ELE NÃO ESTIVER NA ESCOLA ELE NÃO VAI FALAR! Ele vai mentir e você vai ter jogado mais uma vez na cara dele que ele está à margem, que não faz parte do mesmo mundo que você. Acredite, com 10 anos ele preferiria estar lá do que vendendo bala na rua. Se não for fazer algo a respeito, não comente! Quem deveria matricula-lo não estava lá.
Finalmente chegou nossa vez. Passando as mercadorias, eles perguntaram à moça do caixa o preço do ovo de páscoa. Ela respondeu "50 reais!", e a reação foi "Nooossa... 50 reais! Ninguém nunca fez isso por mim! Obrigado, moça! Obrigado mesmo...". Nessa hora, eu só conseguia pensar "Putz! Gastei  43 reais hoje no salão fazendo as unhas e a sobrancelha..." e o peso da vergonha dos meus supérfluos aumentava a cada segundo, beirando o insustentável. Paguei. Eles pediram a nota fiscal (provavelmente pra provar pra algum guarda, ou em casa, que não tinham roubado). E fomos embora. Voltei pra casa, 100 reais mais pobre, mas dei a um miserável (que provavelmente só recebia dos outros o pão velho de ontem, por acharem que pobre tem que se contentar com as suas sobras) a chance de comer como alguém do mundo que ele inveja, mundo do qual ele gostaria de fazer parte. Um mundo em que eles seriam chamados de Felipe, José e Matheus, e não de "pivetes" ou "marginais". Dei atenção, meu tempo e energia a alguém que tem fome de afeto.
Confesso que não estou com paz no meu coração. Não sei se eles vão ser chutados por alguém hoje, não sei mais quantas vezes eles irão ouvir que são pivetes, ladrões, marginais e afins até que de fato assumam o personagem que todos projetam neles. Só peço a Deus que abençoe a todos que são tratados como se não fossem gente. Por favor, não pensem que sou ingenua! Com 6 meses no Rio, colocaram uma faca no meu pescoço e levaram meu celular, meu dinheiro e muitas das minhas ilusões. Eu sei que eles podem acabar se vendendo pra esse mundo. Aliás, a chance é grande.
Só peço que parem de olhar um pouco com os seus olhos e passem a olhar com os deles: Se você passasse fome, se fosse chutado, xingado ou simplesmente invisível, como se fizesse parte dos asfalto, quais seriam as suas escolhas¿ A gente exige que eles se levantem, mas é difícil achar alguém que estenda minimamente a mão!
Que nossos políticos abram os olhos, que eles enxerguem que são eles igualmente assassinos - como aqueles do poder paralelo - quando desviam verbas, que deveriam ser destinadas a melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Matam pacientes nos leitos hospitalares por falta de equipamentos básicos; matam o futuro e os sonhos dos nossos jovens por falta de ensino, de ensino de qualidade, por falta de oportunidades.
Meu Deus, às vezes é tão difícil ter fé na humanidade. Finalizo pedindo que não abram mão de ajudar àqueles que cruzam o seu caminho. Se cada um fizesse a sua parte, o mundo seria um lugar com muito menos sofrimento. O seu supérfluo pode ser a necessidade básica de alguém!


A Felipe, José e Matheus.

28 comentários:

  1. Que lindo Saaaaarah!! Além de ter feito o bem, vc tá sendo uma fonte de inspiração... Inspiracão para nós leitores, e claro, para essas crianças tb).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa de se ler! =) fiz esse relato com o objetivo de que pudesse abrir (mais ainda) o coração de vocês a dor do próximo, semear a compaixão e mostrá-los que o nosso pouco pode ser muito na vida de alguém! Vamos à luta! =))
      Super beijo!!

      Excluir
    2. Vou confessar uma coisa: fiquei com uma super vontade de ajudar alguém também!!!! Depois a gente fica com uma sensação tããão boa.. <3

      Excluir
    3. Ahhhh, adoreeeei!! Ganhei meu diaaaa! =)))

      Excluir
  2. Ebaaaa, fez un post nooooovoooooooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Sarah,

    Não deixe jamais que o pensamento pessimista de uma sociedade vazia de amor te contamine.

    Acredito que sua atitude não foi ingênua, ou inútil, foi corajosa. Afinal, do que adianta termos compaixão dessas pessoas se nossas atitudes não demonstram isso?

    Pessoas como esses meninos já devem estar cansadas de acusação, de dedos apontados, ou do tenebroso olhar de pena, como se eles fossem cachorros com sarna.

    Você deu muito mais do que um ovo e um chinelo para eles. Deu carinho, atenção, você confiou neles e demonstrou que eles são importantes.

    Tenho certeza que isso ficará marcado no coração deles.

    Que Deus trabalhe o coração dessas crianças para que esse seu pequeno-grande gesto de amor produza frutos ainda maiores na vida deles!

    Deus te abençoe muito! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo comentário, Caroline! Muito obrigada pelas palavras, me fizeram muito bem! =))
      Te mandei um e-mail! Depois da uma olhadinha! Deus te abençoe e ilumine sempre!
      Super beijo!!

      Excluir
  4. Oi Sarah, muito bonito da sua parte ;)
    Mas mudando TOTALMENTE de assunto, eu preciso desabafar, porque sou extremamente tímida, mas não consigo mudar esse meu jeito... Eu até achava que tava melhorando (tento conversar mais, ser mais descontraída), até que no amigo secreto q teve ontem quando a menina foi me dar o presente ela me descreveu como uma pessoa calada e que pouco interage com os outros (pq tinha q dizer as características da pessoa), e tipo, ela já fez um trabalho comigo, eu já ajudei ela a estudar pra uma prova e tal, e eu puxava assunto com ela, mas aí ela falou isso e as palavras ficaram martelando na minha cabeça. É duro quando nos apontam um defeito, um defeito por sinal que eu queria longe de mim e às vezes queria até esquecer que tenho ele. Pois é, eu sofro muito com esse problema por dentro e não conto pra ninguém, fico triste somente, sou uma pessoa muito trancada, não sou espontânea muitas vezes... No colégio eu comprimento as pessoas e tal, mas de conversar mesmo da minha sala acho que um grupo bem restrito, de 5 a 6 pessoas. Tem um grupão da sala, que são os dos mais populares, que eu nem falo muito, até porque tem muita gente que ñ é do meu perfil de amizade mesmo. Os poucos amigos que eu tenho são realmetnte verdadeiros. Mas sério mesmo, eu "prometi" pra mim mesma que ia melhorar isso, até porque eu fui esse ano pra um colégio novo e podia começar do zero, mas eu não consigo, até tava me esforçando mas acho que não tá rendendo resultados. No outro colegio que eu estudava, até tinha várias pessoas da minha sala que eu podia dizer que realmente eram meus amigos, mas nas aulas eu não participava falando a minha opinião, tinha pouca amizade com pessoas de outras turmas e os professores sempre falavam para os meus pais nas reuniões que eu era uma ótima aluna, porém que só devia melhorar essa minha timidez.. Ai, tá tão complicado! Isso sempre atrapalhou a minha vida social, tenho medo de falar minhas opiniões na sala, o máximo que faço é fazer perguntas ao professor no final da aula ou perguntar uma coisinha básica no meio da aula, coisa rápida. Não consigo demonstrar os meus sentimentos também, outra dificuldade mim. Outro problema tb é que as vezes fico meio sem assunto para conversar, pq não vou pra festas e coisas assim, então já se vai 50% de assunto que as pessoas falam kkk Tb não tenho namorado, e já se vai os outros 50% de assunto. Além da timidez, a minha auto-estima é baixa... acho que é uma consequência até.. ou uma causa, talvez. Não sei... Saraaaaaaaah, por favor me ajuda. Como eu faço para realmente mudar sem perder a minha essência? Pq eu acho tb que não adianta fingir ser quem eu não sou... Ah, já tenho 17 anos e não sei se eu vou ser assim sempre... achava que seria só uma fase, mas tá perdurando :(
    Estarei aguardando o seu retorno com alguma sugestão, se você tiver. Beijos e fica com Deus ;D
    p.s - e eu não queria ir pra psicólogos para receber dicas, pq não consigo falar dos meus problemas cara a cara com alguma pessoa assim!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu imagino que essa situação te deixe aflita mesmo! Até porque às vezes aquele convívio social "exacerbado" dos filmes americanos e das novelas da globo fazem uma certa pressão em nós...
    Bom, vou te contar um pouquinho da minha história também. Eu nunca fui das mais tímidas, na verdade. Sempre fui de falar muito, conversar com muita gente e esse meu jeito me incomoda um pouco às vezes; queria conseguir não me manifestar em algumas situações, mas é quase inevitável haha Muitas vezes eu tenho vergonha de comentar alguma coisa, eu sou muito branquinha e fico super vermelha muito fácil; e tenho asma também, então quando vou apresentar trabalho, ou até mesmo quando vou contar uma história mais longa fico com a respiração pesada, um pouco ofegante e isso me deixa super sem graça às vezes. O que eu faço é tentar vencer isso... Não suporto quando eu estou falando e alguém fala "nooossa, você tá vermelha!" ou "calma, calma! respira...". Tento ignorar, porque meu foco é um: mostrar as minhas ideias, não mostrar a minha imagem. Quem está focando em MIM e não no que eu FALO não merece que eu me preocupe. Pensa assim.
    Eu sempre fui do tipo que perguntava muito, fazia muitos comentários em sala e muita gente não gostava de mim por isso. Mas, sabe? Essas pessoas ainda estão lá fazendo pré-vestibular e eu passei! Então, pensa um pouquinho em você também! Até mesmo, reflita sobre motivo pelo qual você quer mudar! É algo que realmente incomoda você ou você quer fazer isso pelos outros?
    Você disse que tem uns 5 ou 6 amigos mais próximos, mas que pode afirmar que eles são REALMENTE seus amigos, não é? Pois bem... Comigo é o contrário! haha Uma infinidade de pessoas me chamam de "amiga", fazem juras e elogios dos mais diversos e eu já me decepcionei tremendamente com muitos, nos mais diversos aspectos!
    Outra coisa, você disse que não é boa em demonstrar sentimentos... Discordo! haha Você me mandou um texto e se expressou muito bem! Quem disse que a gente precisa subir num palco e pegar um microfone pra se expressar? Talvez você poderia começar a escrever sobre o que está sentindo, no computador mesmo... Não precisa publicar, mandar pra alguém se não quiser... É só uma forma de você colocar pra fora o que tá sentindo, de exercicar justamente a sua capacidade de expressar suas sensações!
    Eu faço muito isso. Tenho blog, vivo postando no facebook, mas tenho muuuuuitos textos não publicados! Escrevi porque precisava, porque queria racionalizar minhas emoções, entender melhor o que eu sentia, desabafar (nem que fosse com a página do Word ou uma folha do caderno - até porque nem sempre a gente quer ouvir algo de volta e nesse sentido essas ferramentas são ótimas! haha). Bom, deixo então a dica a você!
    Sobre a auto-estima... Nesse sentido, eu te entendo bem! Quando eu era mais nova (5 pra 6 anos) tive 2 pneumonias sucessivas, fiquei bem mal. Depois me deram uns suplementos loucos e desnecessários e eu engordei muito. Com 9 anos pesava 45kg! Eu era muito zoada na escola, sabe? Criança é fogo! haha Já fui usada de exemplo por PROFESSOR dizendo que eu sobreviveria mais se me perdesse numa ilha do que o outro coleguinha (um magro, obvio), porque eu tinha mais reserva energética. Horrível! Ficava morrendo de vergonha... Meus irmãos usavam isso contra mim na hora das brigas, alguns parentes mais velhos falavam brincando também. Lembro de uma vez que uma determinada pessoa da minha família me perguntou se eu conseguia ver meus pés mesmo com "aquela barriga".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso nem continuar, né? haha Eu sofria muito, chorava muito! Eu tinha uma paixonite por um garoto da minha sala que só se aproximava pra pedir cola, porque eu era "nerd". Sofri com isso por muito tempo, fiz dietas malucas, não comia direito, lembro que passei 3 dias me alimentando com iogurte light...
      Enfim, tive a fase do "estirão", cresci e minha massa se distribuiu. Fiquei normal, não sou magrinha, não. Mas o "fantasma" do passado sempre me acompanhou. Minha mãe ficava super preocupada, falava que eu tava doente por falar que me via gorda. Pra completar, namorei um cara complicado que vivia fazendo criticas, queria que meu cabelo fosse de tal jeito, que meu corpo fosse de tal jeito. Minha neura só piorou.
      Um dia, decidi mudar. Fiz uma lista no ano novo de metas pro ano seguinte (2011, no caso), dentre elas: "Aprender a me amar". E foi o que fiz. Comecei a fazer as coisas que gostava, me dediquei muito nos anos de vestibular, passei pro curso que eu queria, numa universidade pública, comecei a levar mais em conta os elogios que as críticas, saia sozinha pro cinema, combinava programinha com as amigas, criei meu blog, comecei a escrever mais, engordei 9kg no vestibular e depois consegui perder. Enfim, uma sééééérie de eventos que se sucederam e culminaram no meu hoje: EU ME AMO DEMAIS! hahaha Hoje eu me olho - em todos os aspectos - e eu vejo exatamente quem eu queria ser! De verdade! Continuo me esforçando pra ser alguém melhor a cada dia, só me comparo com o meu Eu de ontem e é apenas essa pessoa que eu luto pra superar. Vez ou outra recebo comentários anonimos aqui ofensivos, fico sabendo de alguém falando mal de mim, e a única palavra que me vem à mente é: "RECALQUE!" hahaha
      Então, cara, se EU consegui, você também consegue! É um exercício diário! Anote suas qualidades, dê valor a elas! Dê valor a você! Esteja feliz com quem você é... Isso com certeza vai te ajudar também no seu convívio social!
      Pra finalizar, acho que seria bom você rever os seus conceitos sobre terapia... Você não necessariamente precisa olhar pro rosto da pessoa enquanto fala (parece bobo, mas faz diferença!) e uma ajuda profissional faria muito bem, não só com relação à timidez, mas também ao seu autoconhecimento!
      Bom, espero ter ajudado! Acho que nunca abri tanto assim minha história haha Mas imaginei que fosse ajudar... Cada palavra desse texto é verdade! =)
      Fica com Deus, querida! E nunca tenha vergonha de ser quem é!
      Forte abraço!

      Excluir
    2. PS: terminei com o namorado sem-noção! E 3 anos de solteirice (ME namorando muito, claro) conheci o verdadeiro amor da minha vida! Haha
      Essa história de se amar da certo mesmo, viu? Espero que aproveite a dica!
      Super beijo!

      Excluir
    3. Nossa Saraaah, fiquei super emocionada!! Meus olhos se encheram de lágrimas, juuuro... Eu realmente estava precisando de uma pessoa que pudesse me ajudar e você foi um anjo que Deus mandou rsrs... Você abriu muuuito os neus olhos. Sabe, à partir de hoje vou tentar levar mais em conta os elogios do que as críticas, como você mesma fez, afinal se uma pessoa realmente gosta de mim, ela tem que me aceitar como sou, não é verdade? Te imitando rsrs, já fiz a minha listinha com 2 grandes metas que possam me fazer mudar para o meu bem e não para agradar ninguém: "Dar importância somente aos comentários ou críticas construtivas"e "ME AMAAAR". Talvez seja difícil pra mim, porque sempre me importei com que os outros pensam ao meu respeito, mas não quero e nem aguento mais sofrer por conta disso!! EU VOU CONSEGUIR, tô super empolgada hahahaha!! Também pretendo me expressar por escrito mais vezes, parece até que tira um peso grande de cima da gente, né?? Muiito obrigada Sarah, por todos os seus conselhos e dicas.. Obrigada também por compartilhar parte da sua vida comigo... Você tá me servindo como um grande exemplo!!! De verdade, obrigada obrigada obrigada kkk Você tem um coração enooooorme... Saiba que eu já me sinto mais feliz só em saber que ainda existem pessoas boas nesse mundo!!!
      Beijos :*
      p.s - mesmo depois de tantos "obrigadas", acho que ainda não dá pra ter noção do quanto eu estou agradecida hihi

      Excluir
    4. Que lindaaaa!! Adorei sua resposta! Estou muitooo feliz mesmo por você ter conseguido criar forças pra lutar tanto pelo seu autoconhecimento quanto por se valorizar!
      Parabéns pelo empenho! Espero que mantenha o "gás" haha
      Sempre que precisar, estou à disposição! Nem sempre vai ser fácil, mas com fé em Deus (e em nós mesmos) nada é impossível!!
      Muita força, lindona!
      Super beijo =))

      Excluir
  6. Sarah, vc tem Whatsap? Como é que a gente sab quem foi a pessoa que nos adicionou em um determinado grupo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho... haha Bom, no meu celular, qd vc abre o o grupo tem lá em cima "Info". Aí vc aperta e abre uma pagina com todos os integrantes e dizendo quem é o administrador. Quem adiciona é o administrador! ;)

      Excluir
  7. Meias verdades, meias vontades, meias saudades. Viver pela metade ilusão... Tire suas meias, ponha o pé no chão!!!

    O nome do teu blog faz referência a esse texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!
      haha Não, não... Eu expliquei esse nome no meu primeiro texto (Prelúdio)! Dá uma olhadinha lá depois pra vc entender =)
      Super beijo!

      Excluir
    2. Ah sim, olhei agora!! =)
      Eu até imaginei o que vc quis dizer com o TÍTULO (haha, não sabia a diferença de título para nome u.u ) do blog à princípio, mas aí quando eu vi esse textinho não teve como não lembrar! Ei, e que lindo esse seu texto dessa página, vc é tão fofa...

      Excluir
    3. haha é... Bacana esse textinho! =)
      Ah, obrigada! =)) rs Espero ter feito alguma diferença na vida deles!
      Super beijo! =)

      Excluir
  8. São tantos Felipes, Josés, Matheus... Sejamos mais Sarahs!!!

    ResponderExcluir
  9. Pq vc num posta mais frequente? Tipo, como vc eh bem ocupada, poderia postar pelo menos uma vez por mês... Pq eu vivo olhando para ver se tem novidade, pq tá salvo nos meus favoritos, mas dificilmente vejo uma postagem nova... Por favor por favor por favor. Eu amo o jeito que vc escreve *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha poxa, muito obrigada!! =) Eu gosto muito de escrever e até acabo escrevendo e não publicando...
      É tão complicado publicar textos, sabe? ahaha algumas pessoas não entendem o que você escreve (ou optam por não entender), iniciam discussões que não fazem sentido... Aí isso é um pouco desmotivante... Mas espero conseguir voltar a postar aqui pra fazer bem a pessoas como você, independente dos chatos! =) hahaha
      Obrigada de novo! Beijão!!

      Excluir
    2. #chatxiada
      Fiquei aguardando posts novos e nadinha!! :(
      Sarahh, o mundo precisa dos seus textos!

      Excluir
    3. ahahahaha que fofa!! Eu postei mais um recentemente, em forma de poeminha... Preciso voltar a postar mesmo! Obrigada pelo estímulo! =))

      Excluir
  10. demais esse texto. Parabéns por sua atitude, de fato nosso país precisa de indivíduos como você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e pelo carinho do comentário! =))
      Muita paz!!

      Excluir