Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2012

Dicas para o vestibular! ;)



1)GALERA, DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE COMENTÁRIOS NESSE TEXTO, VOCÊS PRECISAM APERTAR EM "CARREGAR MAIS" (lááá no finalzinho) PRA VER OS NOVOS COMENTÁRIOS OU AS MINHAS RESPOSTAS A ELES! Eu continuo respondendo, não briguem comigo!! haha =)

2) Muitas pessoas mandam vários comentários em muitos textos diferentes dizendo "eu comentei no texto tal e não está aparecendo", ou coisas do tipo. Aqui vai a explicação: Os comentários aqui no blog não aparecem automaticamente depois de serem enviados. Eles primeiro aparecem para mim para que eu autorize a publicação! Só depois disso eles aparecem na página dos textos. Se depois de enviar o comentário aparecer "Seu comentário foi publicado" abaixo da caixa de texto, está tudo certo! Ele foi enviado pra mim e, quando eu visualizar, permitirei que ele apareça na página! Beijocas!


Quando eu estava prestando vestibular, eu gostava bastante de conversar com pessoas que já tinham passado. Perguntava sobre rotina de estudos, sobre o caminho trilhado. De certa forma, aquilo me passava alguma segurança. Acho que isso acaba sendo natural: procurar um norte. Depois que eu passei, muita gente veio conversar comigo, pedir dicas, conselhos, então eu decidi escrever um texto sobre o preparo pro vestibular, com dicas um pouco mais completas e uma abordagem um pouco mais ampla. Espero que ajude! =)

Pra começar, um leve drama (que não faz mal a ninguém): No meu primeiro ano de curso aqui no Rio – que eu considerei meu primeiro vestibular pra valer – eu me preparei muito bem, tinha grande parte da matéria na cabeça e a confiança de muitos nas costas. Fui fazer o vestibular da UFRJ: Alguns devem se lembrar de que o ultimo vestibular da UFRJ (prova discursiva) veio com uma prova de português num nível bem alto. Gastei 2h30 do meu tempo só na prova de português. Quando fui passar as respostas pro cartão, obviamente, não tive tempo pra passar todas. Não passei 5 questões (de 10) de português pro cartão, e tirei um parágrafo de desenvolvimento da minha redação. Das 5 de português, que passei pro cartão, acertei 4 e tirei 6,75 na redação, sem um parágrafo (e os meus textos, normalmente, são do tipo que chamamos “texto circuito”). Na UFF, no mesmo ano, passei pra segunda fase e, na prova de química, errei CONTA em DUAS das CINCO questões. No fim da história, não passei por 8 décimos na prova. Você tem ideia de como é a sensação de perder a sua vaga por errar a soma de massa molar, ou por não ter administrado bem o seu tempo?  Pois é. Eu tenho. Senti que joguei o preparo de um ano inteiro no lixo na hora da prova. Saí da prova da UFF mais ou menos 1h antes de o tempo acabar. Eu tinha, sim, tempo pra ter revisado aquelas contas. Na UFRJ, eu podia ter escrito as respostas direto no cartão a lápis e depois ter passado à caneta (o que me daria uma chance de ter minhas 5 questões corrigidas, mesmo a lápis), em vez de tê-las escrito primeiro na prova. Esses pensamentos martelaram a minha cabeça o ano de 2011 inteiro, assim como o medo de vacilar de novo na hora H. Eu tinha tudo pra desistir de medicina. Mas não desisti. E hoje eu digo: valeu MUITO a pena ter lutado de novo.
Então, se você tá aí no mimimi porque vai fazer pré-vestibular de novo, levanta essa cabeça! Você já é um vitorioso por acreditar que é possível e tentar mais uma vez, quando o caminho mais fácil é desistir. Ok, chega de lero e vamos ao que interessa: o preparo.


CARGA HORÁRIA

Olha, eu vou ter que assumir que o meu tempo de estudo em casa variava muito, mas em compensação eu sempre rendi muito em sala. Não era de conversar, sentava na frente, perguntava muito, respondia muito (é, eu era do tipo chata mesmo, e não ligava muito pra isso). Mas vou passar a carga horaria que eu acho ideal pra quem quer passar pra algum curso concorrido: 5h de estudo por dia. 2 matérias por dia, 2h30 pra cada matéria, com um intervalo de 30min entre as duas. Nada de forçar demais nesse começo, estudando 1mol de horas por dia, porque você não vai conseguir manter esse ritmo até o final do ano. Vestibular é maratona! Não é corrida de 100m. (Parabéns pra mim pelo puta clichê...)
 Se você for trabalhar com 2 matérias mesmo, o ideal é que você não deixe o seu dia nem muito pesado, nem muito leve. Por exemplo, eu não estudava matemática e física juntas. Deixava matemática com redação, e física com biologia máster. Aí vai de cada um. Você tem que analisar em quais matérias você é melhor e em quais tem mais dificuldade.

Divida esse tempo entre teoria e exercícios; as duas partes são  igualmente importantes. Além de dominar bem a matéria, você tem que saber também COMO essa matéria é cobrada. E quem te mostra isso são os exercícios. Na parte da teoria, além de ler as apostilas, o que eu fazia e me ajudava muito era usar um caderno de rascunho em sala. Eu anotava tudo (T-U-D-O)  o que o professor falava, sem me preocupar muito com a “estética” da coisa. Aí em casa eu passava a limpo. Isso ajuda muito a memorizar. Bom, pelo menos, ME ajudava.



PRIMEIRA FASE

É fundamental que você resolva as provas da universidade pra qual você tá prestando vestibular. Resolva o máximo de provas que você puder. No mínimo 10 provas. Assim, na hora você vai saber o que te espera e isso te passa uma segurança muito maior pra fazer a prova. Mas lembre-se SEMPRE de resolver a prova DENTRO DO TEMPO QUE VOCÊ TERÁ DISPONÍVEL NO DIA, descontando em casa o tempo pra passagem das respostas pro cartão.
Aqui no Rio, só vamos ter esse ano como primeira fase o Exame de Qualificação da melhor do Rio. Ops, da UERJ. Hahaha.
Eu vi um erro muito comum nesses dois anos de curso: Gente forçando muito os estudos em uma determinada área (normalmente ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, ou ciências humanas) e abandonando as outras. Depois que passava a prova, eu sempre ouvia “40”, “42”, “fiquei tão perto do A”, “eu estudei tanto física, matemática e química”, “eu estudei tanto historia e geografia”. Cara, o exame de qualificação é uma prova em que você deve estar preparado pra TODAS as áreas! É claro que você tem que estudar um pouco mais aquilo que você tem mais dificuldade, mas JAMAIS abandonar uma determinada área de estudo. Conheço uma pessoa que acertou 19 das 22 questões de ciências da natureza e matemática na UERJ e mesmo assim não tirou A, porque bombou em humanas.
Outra que eu ouvia muito: “Não entendo matemática. Tenho um bloqueio. Já larguei mão. Vou investir nas outras pra compensar” (vale também pra outras matérias). PARA COM ESSA CONVERSA! ¬¬ Quando você desiste de uma matéria, você tá, na verdade, desistindo DO SEU POTENCIAL de suceder nessa matéria. Você tá desistindo de si mesmo. E isso vai pesar na hora de fazer a prova!

Diz aí, de quantas questões você já desistiu só porque ela tinha “cara de difícil” por ser de matemática, e, quando você foi ver a resolução, você tinha total condição de resolvê-la? (Especialmente na 1º fase da falecida UFF, suicidada pelo ENEM, que sempre tinha questão do tipo “ladra, mas não morde”). E logo a questão que tirou seu A? E logo a questão que te impediu de ir pra segunda fase da UFF? Eu sei que é difícil. Foi difícil pra mim também, mas o seu trabalho é superar suas limitações! Insiste, estuda, resolve os exercícios, enfrenta a questão e você vai se surpreender com a sua capacidade.
E outra coisa pra quem é do Rio: CUIDADO, MUITO CUIDADO com o primeiro exame de qualificação. O que acontece às vezes é que o alivio do A pode te fazer relaxar nos estudos. Ou a “frustração” do B, C, D, ou E pode te desestimular, como se o resultado dessa prova já definisse quem tá dentro ou não tanto da UERJ como das demais universidades.
Deixo a dica: O bom da UERJ é que você ainda tem outra chance de conseguir um bom conceito, e o 2º exame tende a ser um pouco mais tranquilo que o primeiro. Além disso, tirar A na uerj não garante a sua vaga. Assim como tirar B não te tira do jogo! Com a minha nota na prova discursiva, eu passaria com B pra medicina. E não há grandes diferenças entre nós dois.



RESOLUÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Como eu fazia: 4h de prova = 240 minutos. Descontava 30 minutos (20 pra passar o gabarito, e 10 pra tentar resolver questões que ficaram pendentes). Sobram 210 minutos, divididos em 70 minutos pra cada área: Linguagens + LE; CN e matemática e CH.
Você pode modificar a divisão desses 210 minutos no EQ dependendo do grau de dificuldade das áreas da prova. O que EU deixava fixo era o tempo pra português e língua estrangeira e só passava pra CN (área seguinte) quando tinha terminado essa parte. Fazia isso porque eu acho que, como a UERJ trabalha com interpretação de texto, não é muito bom você resolver outras questões e depois voltar pra questão de interpretação; senão provavelmente você vai ter que ler o texto todo de novo. Terminada a parte de linguagens, eu usava esta lógica:
Não faça a prova toda de uma vez (o que vale também pro ENEM – próximo tópico): Comece pelas fáceis e médias, e deixe as difíceis pro final. É melhor você abrir mão de uma questão difícil, do que gastar 10 minutos nela e acabar perdendo 5 questões fáceis/médias.
Questão fácil: Você olha e sabe a resposta
Questão média: Você olha, sabe como resolver e sabe que vai gastar um tempo um pouco maior que uma fácil pra resolver.
Questão difícil: Você olha e “hã?”

(Essa classificação foi dada mais ou menos assim por um professor meu no pH =p)

ENEM

Também conhecido como Lúcifer ou Coisa Ruim, o ENEM é uma prova que indigna a muitos. Inclusive a mim. A ideia é boa, mas havemos de convir que ele tem sido feito com um descaso absurdo. Bom, mas se você quer uma vaga, você vai ter que jogar com as cartas que tem. O ENEM não é uma prova de conteúdo forte, então o preparo é basicamente treino. Muito, muito treino. Eu fiz todos os simulados virtuais e presenciais do pH com suas respectivas redações. Se você não for fazer pH, aconselho que resolva as provas anteriores do ENEM, especialmente as dos últimos anos (novo ENEM). RESOLVA A PROVA COM O TEMPO QUE LHE É CONCEDIDO E COM A REDAÇÃO! Nada de “ahh, mas eu fui tomar um suco, vou descontar esse tempo”. Desliga o celular, desliga o mundo, e não se dê tempo pra resolver a prova como se você fosse sua avó! Essa prova trabalha a sua resistência e capacidade de concentração também. Estar adequado ao tempo é FUNDAMENTAL, por isso é tão importante resolver a redação junto com a prova: PORQUE É ASSIM QUE VOCÊ VAI FAZER NO DIA.
Quando resolver provas em casa, sempre retire do seu tempo disponível mais ou menos 20 minutos, que é o tempo que você deve usar pra passar as respostas pro cartão.
Ps: Não vem querer dar uma de doido e passar o cartão em 10 minutos! Não interessa se você acha que dá conta. 10 minutos pra 90 questões É POUCO TEMPO e a chance de dar merda é muito grande. Você não vai querer por a sua vaga em risco pra dizer que é o the flash do gabarito, né? ¬¬
Entre 15 e 25 minutos, EU ACHO, o tempo ideal pra passar as respostas pro cartão.

REDAÇÃO

NÃO ABANDONE A REDAÇÃO! NÃO NEGLIGENCIE A REDAÇÃO! NÃO ENCARE A REDAÇÃO COMO SE VOCÊ FOSSE ESCREVER NO VESTIBULAR COMO FORAM AS SUAS FÉRIAS!
Cara, se tinha uma coisa que ME irritava muito no curso era ouvir gente dizendo que redação “é coisa do momento”. NÃO É! TÁ LONGE DE SER! Redação é antes de tudo TÉCNICA. E você tem que treinar MUITO assim como você treina os exercícios de matemática, física e química. Redação pode definir a sua entrada ou não numa universidade. Não ser bom em redação não te dá motivos pra deixar redação de lado! Muito pelo contrario! Eu cheguei no pH tirando 6 ou 7 nas redações e saí tirando 10. Sabe como? TREINANDO. Escrevendo muito e adequando o texto ao que cada banca quer. Além de treinar a escrita, você aprende a administrar o seu tempo também! Em provas como o Exame Discursivo da UERJ, ou o ENEM, você não pode se permitir fazer uma redação em um tempo maior do que uma hora! E você PODE escrever, SIM, um bom texto em uma hora. Sabe como? TREINANDO. Deixa de ter cabeça pequena, cara! Redação vai te ajudar não só no vestibular, mas na sua vida também! Eu AMAVA as DDTs (Discussões Direcionadas de Temática) no pH! São aulas que vão me fazer muita falta mesmo e que me ajudaram a crescer muito como pessoa. A redação estimula o seu senso crítico,  e é o seu senso crítico que te destaca da massa. Então, ENCAREM A REDAÇÃO DE MANEIRA SÉRIA! Humpf.

ps: O Filipe Couto (Coordenador de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio e Curso pH) deu a seguinte dica: "Recomenda duas redações por semana aí pro pessoal, Sarah! A do pH e mais uma, principalmente no segundo semestre, quando eles devem começar a resolver as provas antigas! E tirar as dúvidas que surgirem sempre!"
Duas redações por semana são o ideal mesmo, mas, se você tem preguiça de fazer redação não tem o hábito de escrever, se acha difícil já começar com dois textos semanais, comece com um texto por semana até conseguir introduzir a redação na sua rotina (o que eu espero que você não demore muito pra fazer). Depois disso, suba pra 2 redações semanais! Parece difícil, mas você vai ver que, quando pegar a prática, vai ficar mais fácil do que escrever no facebook que você acabou de jantar ;)



SEGUNDA FASE

Resolva as provas. Todas que você puder. Resolver as coletâneas tem o mesmo propósito da resolução de exercícios das apostilas: Você aprende como o assunto é cobrado por aquela banca e quais assuntos são os mais cobrados. (Eu tô me sentido meio repetitiva, mas é só porque é importante. Juro! xD)
Na UERJ, por exemplo, é difícil você achar uma prova discursiva de biologia que não envolva metabolismo energético. Ou, em química, reações orgânicas. Resolva as provas DENTRO DO TEMPO QUE LHE É CONCEDIDO e lembre-se de descontar o tempo que você vai usar pra passar as respostas à caneta ("De novo?", eu sei, mas é pra você não se esquecer disso. Espero que vire um mantra na sua cabeça).

A UERJ, ASSIM COMO O ENEM, É UMA PROVA EM QUE VOCÊ NÃO DEVE GASTAR MAIS DE UMA HORA NA REDAÇÃO. E lembre-se: a banca da UERJ preza por TÉCNICA, o que facilita a sua vida na hora de escrever! Você não precisa ter o texto mais original do mundo pra tirar uma nota boa na UERJ, mas você precisa usar os métodos de raciocínio lógico pra isso! (Indução, Dedução ou Dialética). E isso você consegue treinar!
ENTENDA: PREZAR PELA TÉCNICA NÃO SIGINIFCA QUE VOCÊ PODE SER EXPOSITIVO NA SUA REDAÇÃO! Os argumentos contam MUITO, obviamente, assim como a estrutura do texto (coesão, coerência, vocabulário, gramática normativa)
Por fim, é MUITO IMPORTANTE que você analise o gabarito oficial ASSIM QUE ELE FOR DIVULGADO. Normalmente, você não pode sair com nenhum tipo de rascunho da prova discursiva. Então, compare o gabarito no dia, porque é quando você está com as suas respostas frescas na cabeça! Faça uma correção como se fosse um corretor rigoroso e faça uma estimativa mínima pra sua nota. Anote isso em algum lugar e quando o resultado oficial sair, veja se a nota está dentro da sua expectativa. Se não estiver, peça revisão de nota! Eles erram, sim,  e podem errar muito! Na UERJ, fiz a estimativa de nota e calculei como mínimo 88,25 e como máximo 93,5 (pela diferença entre as notas dá pra ver que eu calculei o mínimo com rigorosidade, né?). Antes do pedido de revisão, a nota que me foi atribuída foi 84,5! Eu não entraria nem na ultima reclassificação, mas eu SABIA que a nota estava errada, porque ela já estava quase 4 pontos ABAIXO do MÍNIMO que eu havia calculado. Fui pedir revisão com a certeza de que eu não passaria pra UERJ somente se Deus não quisesse mesmo que eu fosse pra lá. Minha nota foi revisada e eu saí de 84,5 (109º) pra 92,25 (3º). O corte esse ano foi 87,25.
 Na UERJ essa conferência se torna ainda mais importante, porque as matérias têm peso! Você tem uma matéria com peso 4 (biologia pra medicina) e uma com peso 2 (química, pra medicina) –  português e redação têm peso 1. Em Biologia eu saí de 8 pra 9,25; uma diferença de 1,25 na prova já me aumentou 5 pontos na nota final. E, nos cursos concorridos, qualquer diferença decimal te tira a vaga, ou te bota lá dentro.
Por iiiisso, não fica com essa de “medinho” de olhar o gabarito oficial, ok? É MUITO importante mesmo que você faça essa análise.



TEMPO LIVRE

Olha, a minha sorte é que eu nunca fui muito fã de balada, então não era algo que me fazia falta. Você pode ir pra balada de vez em quando, sim, só não acho muito bom exagerar. Eu, pelo menos, quando saía, demorava uma semana pra regular meu horário de sono novamente. Aí isso acabava me prejudicando nos estudos e em sala também. Mas é fundamental que você descanse e se divirta: Cinema, academia, luta, dança, praia, jantar com os amigos. Além de teorias e exercícios, você tem que estar bem emocionalmente também pra enfrentar o vestibular.

__

Bom, galera, acho que é isso! Além de todo esse preparo “técnico”, é fundamental que você tenha confiança! Olha, a primeira coisa que eu ouvi quando eu cheguei aqui no Rio e disse que era de Rondônia foi “Po, você sabe que já tá em desvantagem, né?”, e sabe o que eu fiz? Provei pra todo mundo que só tá em desvantagem quem não luta. E você pode fazer isso também! Minha última dica é: NÃO OLHE CONCORRÊNCIA! É a pior coisa que você pode fazer. No fim das contas, você vai descobrir que é entre VOCÊ E A PROVA. Só. Por isso, faça amigos no curso, estudem juntos, se apoiem um no outro. As minhas amizades foram fundamentais pra mim e eu posso dizer com convicção que não havia competição entre nenhum de nós!
Fico por aqui! To na torcida por vocês e espero que esse texto os ajude de alguma forma. Como eu já disse: CONTEM COMIGO! Eu estou à disposição de vocês pro que precisarem.
Um bom ano de luta a todos! Espero vocês ano que vem recepção de calouros! =)

289 comentários:

  1. Adorei!!! Vi que o Felipe Couto colocou no twitter dele e logo cliquei pra ler. Estou no 3o ano no pH e quero fazer vestibular pra Biologia. Tá demorando um pouco pra eu pegar o ritmo mas eu estou me organizando melhor agora e as suas dicas vão ser seguidas por mim com certeza =) Obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu texto! estou em ano de vestibular e você me deu dicas muito boas! =)))

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz que vocês tenham gostado e que as dicas tenham sido úteis! Obrigada mesmo pelo carinho! To aqui na torcida por vocês, e estou à disposição pro que precisarem! De verdade =)
    Beijao! =)

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Minha amiga maite que me falou do seu blog, achei super interessante e construtivo!!! Eu estou no 3 ano do pH e quero fazer medicina, com certeza irei seguir as suas dicas!! mas eu queria saber se fazer um cursinho de biologia e quimica seria desgastante???

    ResponderExcluir
  5. A outra duvida vc acha importante ser da primeira turma o ano todo para conseguir passar no vestibular para medicina???

    ResponderExcluir
  6. Oi, Graziella! Que bom que gostou do texto e achou útil de alguma forma! =)
    Sobre o curso a parte: Olha, fazendo um curso a parte é inevitável que o seu horário fique um pouco mais puxado. O que eu acho que você poderia fazer é carregar bem nos estudos em casa, resolver os exercicios da apostila, os phs, tirar todas as suas dúvidas e analisar o seu rendimento nos primeiros simulados e notas nas primeiras provas. Se depois que você fizer essa analise, você ainda achar que precisa de um suporte maior, acho válido, sim, fazer o curso! Mas saiba que você vai precisar de uma disciplina ainda maior pra acabar não relaxando nos estudos em casa!

    Sobre as turmas: Vou confessar que eu nunca concordei com essa política de separar turmas por rendimento. Isso acaba mexendo com o psicologico dos alunos e não é algo definidor!
    De qualquer forma, é claro que se manter um ano inteiro na primeira turma é um forte indicativo de que você está trilhando um bom caminho nos seus estudos. É claro também que isso está longe de definir a entrada de uma pessoa num curso concorrido! Caso você não se mantenha o ano inteiro na primeira turma, não deixe isso te abalar! Eu não fiz 3º ano no pH, mas a própria Heloísa (professora de biologia) dizia que dava a aula no mesmo nível em todas as turmas! Então, faça a sua parte. Estude, estude muito. Não deixe dúvidas pendentes! Acompanhe os resultados nos simulados e as suas colocações. A sua colocação no simulado te ajuda analisar também se a sua rotina está adequada. Se você acha que está num ritmo forte e mesmo assim não fica em boas posições nos simulados, ou tem notas baixas nas provas, converse com a orientadora educacional do pH, peça ajuda pra identificar seu erro e trabalhe pra otimizar o seu tempo! A segurança de saber que você fez a sua parte e domínio da matéria vão te dar confiança pra enfrentar o vestibular, e é isso que você tem que ter em mente, antes de mais nada! Os resultados são decorrentes disso. Espero ter ajudado! =)
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada!!!! As suas respostas foram esclarecedoras e me ajudou muito, estou meio perdida ainda com os horarios mas estou conseguindo me adequar, estou tentando otimizar o meu tempo de estudo!!! E sempre que tiver algo importante poste aqui o seu blog está ajudando a muitas pessoas!!! Obrigada novamente!!!

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa voce acha que é necessario exclui o facebook???
    PS: desculpa se estou sendo chata hahah é o desespero

    ResponderExcluir
  9. Pode deixar! Posto, sim! Vou ver se acho algumas redações pra postar aqui também! =)
    ahahaha Não precisa pedir desculpas, querida! Te entendo perfeitamente haha Olha, eu usava as redes sociais (twitter, facebook, e criei esse blog ano passado). Você só tem que saber administrar o seu tempo! Não vejo motivos pra deletar, não, até mesmo porque você vai ter horários livres no seu dia além dos estudos. Tem gente que gosta de usar a internet pra relaxar também - sou dessas! rs
    Mas não exagera! Nada de passar o dia inteiro no face! Se você achar que tá te prejudicando muito, que depois que você entra não consegue mais sair, aí você se força a usar só no fds! Mas acredito que você consiga administrar isso bem, sim! ;)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, seu post foi muito bom. Parabéns por ter passado e, mais importante ainda, por ter passado em terceiro lugar.
    Gostei de você ter falado sobre a conferência do gabarito. Eu conheço tanta gente que não vê o gabarito porque acha melhor ver só no dia do resultado e eu sempre fiquei revoltada com isso, mas cada um age como acha que deve e eu ficava quieta.
    Estou na situação que você descreveu no post: segundo ano de pré-vestibular, cansada de estudar as mesmas coisas, mas vou fazer o possível pra seguir as dicas que você deu.
    A gente ouve isso direto de professores, mas, quando vem de alunos que passaram por isso e obtiveram sucesso, o impacto é maior, né.

    ResponderExcluir
  11. Nathannie, é isso aí! Não deixa a peteca cair, não! Pensa o seguinte: pelo fato de já ser o seu segundo ano de curso, você tem uma experiência que, se bem aproveitada, representa uma grande vantagem pra você no vestibular! =)
    Muita força esse ano! Já disse e repito que to à disposição! =)

    ResponderExcluir
  12. Muito bom Sarah Pini!!

    Iniciativas como essas são de encher os olhos, me fazem acreditar que o ser humano tem salvação.

    Fazer o bem sem olhar a quem ...

    Beijos,
    Emmanuel Gomes

    ResponderExcluir
  13. Oi Sarah, sou do interior de SP, estou fazendo curso de pré-vestibular, tenho dificuldade em matemática, quimica e física, ano passado prestei para particular e enem, esse ano gostaria de prestar estaduais e federais, como também a publica e o enem, gostaria de saber se você pode postar algumas redações suas para que possamos nos comparar ou ter uma média, adorei o texto, parabéns por ter passado!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Parabéns! E graça a Deus já passei deste fase da minha vida, de qualquer maneira é bom compartilhar essas experiências com a galera que ta chegando! Bjos

    ResponderExcluir
  15. Emmanuel e Renan, muito obrigada! =) A ideia do texto veio por saber a necessidade de apoio que a gente precisa no vestibular... To muito feliz por estar sendo útil pra algumas pessoas!

    Carlos, que bom que você vai tentar de novo! Parabéns, e muita força esse ano! Vou postar algumas redações aqui, sim, especialmente redações do ENEM! Com relação à area de exatas, minha dica é que você resolva o máximo de exercicios que puder! Vá aumentando o grau de dificuldade no decorrer das resoluções (algumas apostilas já dispoem as questões em ordem crescente de dificuldade), e leve os exercicios que não conseguir resolver pro seu professor, ou pros monitores do seu curso! Não deixe dúvidas passarem ou se acumularem!
    Espero que ajude! Sucesso! =))

    ResponderExcluir
  16. Olá Sarah!

    Sou aluna do pH (curso) e hoje, em sala, o prof° Thiago Braga, nos recomendou dar uma passada no seu blog e ler suas dicas para o vestibular...

    É claro que antes de comentar sobre o texto eu tenho que te dar os parabéns, não só pela aprovação, mas também pela sua colocação, né! Afinal, 3° lugar em medicina na UERJ, não é mole!!! hahaha :)

    Agora, em relação ao texto... MUUUUUITO OBRIGADA pela sua iniciativa, você não só conseguiu alcançar seu objetivo como também se preocupou com os outros que ainda vão enfrentar essa luta. Achei lindo da sua parte e por isso eu fiz questão de comentar para te dar um retorno! As suas palavras vieram pra mim exatamente como você tinha se referido às suas conversas com outros aprovados, como um "norte". Estou bem mais tranquila, porque sei que estou no caminho certo! (5h de estudo+ 2 matérias/dia + teoria + exercícios + redações...)

    Espero poder no final do ano vir te contar uma boa notícia e dizer que você fez parte da concretização dela! Se Deus quiser, né...

    Mais uma vez, obrigada!

    Muito sucesso pra você no curso de medicina!

    Fique com Deus.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ahh, Caroline! Você não faz ideia de como eu fico feliz e emocionada por saber que esse texto está realmente ajudando vocês!
    Por favoor, me mantenha informada mesmo das novidades, do desempenho nas provas! Quero poder acompanhar vocês e vibrar junto quando o nome de vocês estiver naquela lista no final do ano!
    Mantenha esse ritmo e esse gás! Te desejo muita força!
    Ahh, e obrigada pelos parabéns haha Depois que esse sufoco do vestibular passar, você vai ver o quanto o seu esforço valeu a pena!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  18. Amiga, muito obrigada pela força!!! Voltarei para relembrar as dicas quando estiver mais perto das provas, mas já fiz minhas anotações. E como eu já disse outras vezes: PARABÉNS! Você merece tudo isso não só pelo seu estudo, mas, também, pela sua preocupação em ajudar os outros!

    ResponderExcluir
  19. Sarah o professor ontem na sala sobre voce e sobre seu blog, entao eu tive que ver. Otimos conselhos, parabens pela aprovação e por nunca ter desistido!! Eu estou fazendo pré no PH esse ano, e estou querendo medicina também. Confesso que estou um pouquinho desistimulada, porque tenho medo de não passar. Mas seus conselhos me deram uma animadinha. Muito obrigada :')

    ResponderExcluir
  20. Olá Sara! Primeiro, gostaria de lhe agradecer muuuito por esse texto! Você entende bem a nossa necessidade de saber que alguém nos entende, né? Bom, de qualquer forma.. Eu não sou do Rio, me mudei de Campinas para cá esse ano e estou fazendo cursinho no pH.. Também sonho em fazer medicina (e quero muuuito ser sua caloura ano que vem), mas ainda fiquei com algumas dúvidas sobre como estudar especificamente para a UERJ. Para o exame de qualificação, eu estou refazendo as provas dos anos anteriores e estudando as materias das aulas (leio as aspostilas, faço alguns exercicios dela - de biologia e quimica faço todos e, por último, resolvo os pHs)... MInha dúvida pode parecer um pouco precipitada, mas é, na verdade, relacionada ao "pós primeiro e.q.". Supondo que eu consiga ficar no A direto nele, e considerando que meu foco é a UERJ, você acha que vale a pena priorizar bio, quim e port + redação em detrimento das outras matérias? Eu devo, por exemplo, estudar essas materias por algum material alem das apostilas do pH ou o próprio cursinho vai, em algum momento, dar somente as aulas das nossas específicas? Pergunto isso porque ano passado eu consegui ficar no A no primeiro exame mas senti uma dificuldade muito grande nas provas discursivas... A forma de cobrar (principalmente biologia) é bem diferente do estado de São Paulo, então eu fiquei meio perdida.
    Desculpa o tamanho do meu comentário, é que, sabe como é, né? A vontade de estar na melhor do rio ano que vem é maior do que tudo (:
    Beeijos e parabéns pela sua conquista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a melhor do Rio é a ufrj, Camila!

      Excluir
    2. Não em medicina! A UFRJ caiu um pouco especialmente pelos problemas no hospital... Mas continua sendo um excelente curso!

      Excluir
  21. ADOREI ! Tb quero fazer Medicina e tenho conversado muito com pessoas que fazem... me dá um ânimo incrível ! Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  22. Sarah, caramba adorei os seus conselhos! muito obrigada! pode ter certeza que me ajudarão muito! Estou fazendo curso no pH esse ano, também vou prestar vestibular pra medicina! e o Thiago de português quem indicou o seu blog! Quero te pedir um conselho sobre meu tempo de estudos, estou fazendo o curso a tarde e estudo em casa de manha e a noite! eu até sempre tentei dividir o meu horario exatamente como vc aconselhou 2 materias por dia e 2h cada materia mas isso quase nunca dá certo porque quando estou estudando, duas horas, por exemplo, passam como se fossem 15 minutos e eu nao consigo concluir o estudo de uma materia em 2h e acabo concluindo com o tempo da outra que eu tinha planejado! E o sono as vezes atrapalha muito e as vezes nao permite o termino dos estudos =/ Como você acha que eu devo resolver o problema? obrigada bjOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu conselho! você não tem idéia do quento você me ajudou! Sucesso pra você porque tenho certeza que voce merece muito! Bjosss!

      Excluir
    2. Obrigaada, querida! Você não faz ideia de como faz bem pro meu coração saber que eu consegui ajudar alguém! =) SUCESSO!!!!

      Excluir
  23. Ola Sarah ..boa noite estou muito feliz por voce e claro pela excelente postagem! Me chamo Ananda estou fazendo pré no ph.terminei o terceiro em 2010:
    Vou ser sincera tenho muita dificuldade em mat e física.bio sinto dificuldade pois aprendi bem diferente do que o vestibular cobra mas...não. adianta choramingar mãos a obra.
    Queria lhe perguntar : tenho assistido aula de manha e a tarde para fixar vc acha muito errado? E a noite faço os ph! O q fazer,me sinto muito atras de quase todos da sala! Ahhh não disse quero medicina ...as dicas foram muittooo úteis.agradeceria se pudesse me ajudar.bos boa noite

    ResponderExcluir
  24. Ola boa noite Sarah...bom gostaria muito de parabenizá-la por tudoooo.
    excelência no texto,resultado maravilhoso na UERJ e claro a sua boa vontade em estar respondendo nossas perguntas.

    ResponderExcluir
  25. Ola Sarah ..boa noite estou muito feliz por voce e claro pela excelente postagem! Me chamo Ananda estou fazendo pré no ph.terminei o terceiro em 2010:
    Vou ser sincera tenho muita dificuldade em mat e física.bio sinto dificuldade pois aprendi bem diferente do que o vestibular cobra mas...não. adianta choramingar mãos a obra.
    Queria lhe perguntar : tenho assistido aula de manha e a tarde para fixar vc acha muito errado? E a noite faço os ph! O q fazer,me sinto muito atras de quase todos da sala! Ahhh não disse quero medicina ...as dicas foram muittooo úteis.agradeceria se pudesse me ajudar.bos boa noite

    ResponderExcluir
  26. Sarinha, também tenho que agradecer pelo texto e pelo exemplo de determinação, disciplina e dedicação que vc tem passado pra mim. E ainda e, principalmente, pelo exemplo de confiança em si que é fundamental. Parabéns pela sua vitória!! te amo sempre, bj Guta

    ResponderExcluir
  27. Parabens pela iniciativa, gesto muito bonito. Parabens tambem pela escrita, muito boa. Esse texto com certeza vai ser de grande ajuda aos que enfrentarão essa grande batalha que é o vestibular. Queria eu ter tido algo assim pra me auxiliar na minha época...

    Parabens de novo pelo texto e por fazer parte da Família MedUERJ!!!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela sua conquista e valeu pelas dicas! O Prof Thiago Braga recomendou seu Blog como referência pros vestibulandos e tava certo.
    Tchau!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns, de verdade pelo blog, Sarah, me identifiquei demais com sua história, porque também quero fazer Medicina mas não passei de primeira, por falta de tempo na redação do ENEM (eu acertei 159 questões)e por bobeira em conta na segunda fase da UFF de Química ! Te desejo toda sorte do mundo na UERJ e espero, ano que vem, ser seu calouro !

    ResponderExcluir
  30. Olá, queridos! Desculpem pela demora a responder! Meus horários estão ficando cada vez mais apertados e eu não queria responder as suas perguntas de qualquer forma! Então, agora que estou com um tempinho, sentei aqui e respondi aos senhores! Seguem em baixo as respostas a cada um dos comentários acima. Espero ter conseguido ajudar! Se ficou alguma dúvida, é só falar! Uma boa semana a todos vocês, pré-calouros! Beijao! =)


    CAROLINE TRINDADE: Amiga lindaaa, fico MUUUITO feliz mesmo que você tenha aproveitado essas dicas! Digo e repito que você tem um potencial absurdo e que esse ano é seu! To aqui pro que precisar, você sabe! Obrigada pelas palavras! Vc é sempre uma fofa =) Muita força esse ano!

    LETÍCIA: Acho que te respondi no face, né? =) De qualquer forma, só ratifico o que eu havia te dito: Não se deixe abater! O ano de vestibular é difícil pra todos, e o seu estado emocional influencia muito tanto no seu preparo quando na hora da prova. Então, muita força! Acredite em você mesma! No fim das contas, só depende mesmo de você! To aqui na torcida =)

    CAMILA: Já digo que será muito bem vinda na UERJ! Estou à sua espera =) Olha só, priorizar as específicas é, sim, uma possibilidade viável, você só tem que ter em mente que fazendo isso você tá botando sua conta em risco. Esse ano, um pouco menos, porque não vamos ter 1º fase da UFF e o ENEM não cobra tanto conteúdo. Já que se foco é a UERJ, depois do primeiro exame de qualificação você pode, sim, aumentar um pouco mais a carga horaria das suas específicas, mas continue se preparando pro ENEM, não abandone as suas não-específicas, resolva as provas do ENEM dentro do tempo certo, com as redações (que já vão te ajudar no seu preparo pra UERJ também). Sobre estudar por outro material, isso é uma decisão muito pessoal. Eu não fiz isso. Só estudei pelas apostilas do pH mesmo e tirava as dúvidas, porque eu acho que o pH já te dá um direcionamento muito bom pras provas. Mesmo assim, se você ainda não se sentir segura, acho que você pode estudar por outros livros também, adequando o estudo com eles à sua carga horária. Alguns amigos do pH faziam isso!
    A prova da UERJ tem um estilo próprio mesmo, e pra você conseguir se adaptar ao estilo dela você tem que resolver as provas discursivas (aconselho começar a fazer isso só depois do exame de qualificação/segundo semestre). Resolva todas que puder e você vai ver que as provas acabam seguindo um padrão. Depois de um tempo você mesma já vai identificar questões do tipo “cara da UERJ”, ou “esse assunto daria uma boa questão na prova da UERJ”. Juro pra você! Não se esqueça de olhar, depois de resolver as provas, o padrão de respostas divulgado pela banca pra você saber o estilo de resposta pelo qual a ela preza. Esteja atenda às palavras-chave dos enunciados (INDIQUE, JUSTIFIQUE, TRANSCREVA, CITE...), elas definem o caminho pelo qual você deve formular sua resposta.
    Bom, espero conseguir ter te esclarecido algumas coisas! Obrigada pelo carinho e seja muito bem vinda ao Rio de Janeiro! Se esforce, estude bastante e confie no seu potencial! Forte abraço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, muito obrigada, de coração! Você é uma fofa, de verdade!
      Posso abusar mais um pouquinho? Eu sei que esse não é o foco do seu blog, mas será que vc pode, uma vez, pelo menos, postar alguma coisa sobre o curso? Não sei como é para os outros alunos, mas pra mim, ler sobre a realidade da faculdade que eu sonho em fazere da um gás gigantesco e uma vontade maior ainda de passar esse ano!

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho, Camila! =)
      Essa é uma boa ideia! Dá um gás mesmo! Prometo escrever um texto sobre o curso, sim, só nao vou te garantir a data, ok? Até mesmo porque tá muito no começo ainda, e o 1º ano da UERJ é bem puxado... haha Mas já te adianto que eu to AMANDOOO tudo que eu to vendo! A medicina é apaixonante =)
      Quando escrever, divulgo no face e twitter! Bom ano de luta pra vc, querida! Beijao

      Excluir
  31. CAMILA ALVES: Que bom que te ajudou, querida! Esse “gás” era um dos meus objetivos também! Eu sei o quanto essa sensação é útil num ano como o vestibular! Sucesso =)

    MARIANA C.: Quando eu soube que o Thiago Braga tinha recomendado meu texto em sala, você não faz ideia do quanto me senti honrada! Espero que você e seus colegas de turma deem valor ao excelente professor que têm! Eu devo MUITO ao Thiago Braga e ele com certeza vai ajudar muito a todos vocês! Ok, vamos à sua resposta haha:
    Olha, sobre a questão do sono – que foi também uma das minhas dificuldades - a solução é uma só: disciplina. Você tem que ver se está dormindo bem. Durma no horário certo, não fique no computador até tarde, e não faça atividades que te deixem muito agitada logo antes de dormir. Caso esteja fazendo tudo isso, dormindo bem, o que você tem que fazer quando o sono bater é resistir! Tome uma ducha fria, beba água, dê uns pulinhos... No começo é difícil, mas se você mantiver uma rotina e conseguir resistir, daqui a um tempo isso não vai mais ser um problema.
    Sobre a questão do horário de estudo: Acho que você tem que analisar COMO você está estudando. Você tem que ser prática nos estudos; se o capítulo estiver muito grande, leia, mas invista mais tempo nas partes mais relevantes da matéria. Se forem muitos exercícios (por exemplo, ano passado as minhas apostilas de física vinham às vezes com mais de 100), peça pro seu professor/professora selecionar os exercícios mais importantes a serem feitos. Além disso, como você faz pH, marque um horário com a orientadora educacional e explique pra ela como você organiza seu estudo e pergunte o que você pode fazer pra torna-lo mais efetivo! O pH dispõe de ferramentas maravilhosas! USE-AS! =) haha
    Espero ter conseguido te ajudar! Qualquer coisa, é só falar! Força, querida! Grande abraço =)

    ANANDA M GOMES: Olá, Ananda! Obrigada pelo carinho! =)
    Olha, a forma de estudar é algo muito pessoal. Se você acha que dessa maneira você está rendendo bem, está sucedendo, então você achou seu caminho. Contudo, acho que matemática e física são matérias em que, mais que ouvir o que o professor tem a te dizer, você tem que resolver exercícios! Muitos! Muitos! Como você tem dificuldade, resolva mais ainda e se não conseguir resolver leve à monitoria e peça pros monitores te explicarem a resolução! Em biologia, acho que acaba sendo a mesma coisa, sabe? Estudar sozinho em casa é fundamental, porque na aula você é passivo, em casa você é ATIVO. É em casa que você descobre mesmo quanto da matéria você domina e quais são as suas maiores dificuldades. Se você acha que está muito atrás na matéria, comece a ler um pouco mais, pesquise, veja se a dificuldade presente não é decorrente de alguma pendência em assuntos passados. Se for, consiga um tempo extra pra dar uma revisada e uma fixada na matéria. Olha, eu te aconselho a carregar em casa! Aproveite o MÁXIMO que você puder da aula e em casa complemente com o estudo da teoria e exercícios. Mas isso é o que EU acho! Rs Seria uma boa pra você também conversar com a orientadora educacional do pH pra ver como você pode otimizar seu tempo em casa!
    Espero ter conseguido te ajudar, querida! Bom ano de luta =)

    ResponderExcluir
  32. GUTA: Obrigada A VOCÊ por ter me dado tanta força e tanto apoio mesmo longe num ano tão difícil! Vocês são parte disso! Te amo muito =)

    IURI: Obrigaaada, veterano! =) haha Fico feliz mesmo que tenha gostado, e que também acredite na utilidade do texto! Se ele conseguir ajudar pelo menos uma pessoa, meu coração já estará em paz! =) Obrigada pelo carinho e me informa quando você postar poemas novos! ;) Grande beijo!

    ANÔNIMO: Obrigaaaada! É uma grande HONRA ter sido indicada pelo Thiago Braga! Espero que vocês aproveitem ao máximo a joia que têm como professor! A ajuda dele foi fundamental pra mim ano passado! Muita força esse ano! To aqui na torcida por vocês ;)

    PEDRO: Fico muito feliz que você não tenha desistido! Só isso já prova que você é um vitorioso! Olha, eu acredito muito em Deus, sabe? E isso me ajudou bastante ano passado. Se você fez sua parte, e não foi, vai ver é porque não era pra ser mesmo. Deus tem algo ainda melhor esperando por você! Esse ano está sendo MARAVILHOSO pra mim! Entrei na faculdade mais madura e com uma cabeça muito melhor pra enfrentar uma vida acadêmica. Então, pense nisso: esse ano você vai ganhar uma experiência que vai te ajudar muito lá na frente! Obrigada pelo carinho e te espero ano que vem na recepção de calouros! =) Forte abraço!

    ResponderExcluir
  33. Olá Sarah!Bom, o professor Thiago Braga nos recomendou o seu blog hoje na aula!Amei.Muito motivador e, achei também muito interessante a sua história(a que você é de Rondônia)!Não sei se isso é desanimador para cariocas, saber que uma pessoa que veio de outro estado "pegou uma vaga deles aqui ".Nada contra(até porque,eu sou de outro estado "procurando" uma vaga para medicina também)!Mas assim, nunca te perguntaram o por quê de você não fazer medicina lá??Porque,quando falo para as pessoas que faculdade eu quero e falo de onde eu venho(mato grosso),elas me encaram com desdém.Isso nunca aconteceu com você?Eu acho isso meio desmotivante!
    Parabéns pelo seu 3º lugar em Medicina!E desejo-lhe muito sucesso!

    ResponderExcluir
  34. Olá Sarah!Bom, o professor Thiago Braga nos recomendou o seu blog hoje na aula!Amei.Muito motivador e, achei também muito interessante a sua história(a que você é de Rondônia)!Não sei se isso é desanimador para cariocas, saber que uma pessoa que veio de outro estado "pegou uma vaga deles aqui ".Nada contra(até porque,eu sou de outro estado "procurando" uma vaga para medicina também)!Mas assim, nunca te perguntaram o por quê de você não fazer medicina lá??Porque,quando falo para as pessoas que faculdade eu quero e falo de onde eu venho(mato grosso),elas me encaram com desdém.Isso nunca aconteceu com você?Eu acho isso meio desmotivante!
    Parabéns pelo seu 3º lugar em Medicina!E desejo-lhe muito sucesso!

    ResponderExcluir
  35. Olá Sarah!Amei,achei motivador e muito interessante o fato de você ser de outro estado!O professor Thiago Braga nos falou sobre o seu blog hoje,na aula.Essas dicas para o vestibular,achei elas bem legais porque prioriza muito o tempo que você leva para fazer a prova e maracar o cartão resposta!!!Acho bem legal ,também, o fato de você ter encarado de frente que você era de outro estado( "Olha, a primeira coisa que eu ouvi quando eu cheguei aqui no Rio e disse que era de Rondônia foi “Po, você sabe que já tá em desvantagem, né?")!Nunca te falaram que você estaria "pegando uma vaga de um carioca"(ouço muito, a todo o momento!)?

    ResponderExcluir
  36. Olá, Rebeca! Obrigada pelos parabéns! Fico feliz q tenha gostado do texto ;)
    Muita gente já me perguntou, sim, por que eu nao tentei em Rondônia. Obviamente, não o fiz porque a universidade aqui é melhor do que a de lá, senão jamais ficaria longe da minha família. Quanto aos comentários dos seus amigos, tente relevar! A maioria do pessoal aqui só fala isso brincando mesmo. Até hoje eu escuto essas brincadeiras! Especialmente porque a minha formação toda foi em Rondonia, só fiz pre-vestibular aqui. Então, tente levar na esportiva! Não se foque nessas discussões. Foque apenas nos seus estudos e use suas energias pra isso! Na sua vida, sempre haverá alguem tentando te desmotivar. O seu papel é não deixar que isso aconteça! Um bom ano de estudos pra você! Te espero na melhor do Rio ;)

    ResponderExcluir
  37. Estou arrepiada, juro que quase chorei! Valeu a indicação do professor Thiago Braga. Você é uma inspiração! rs
    Sucesso na medicina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigada pelo carinho, Isabelle! Você não sabe o quanto esse retorno é bom! Espero de verdade que essas dicas sejam úteis a você e que esse ano seja o seu ano! =) Me mantem informada das novidades, ok? Vejo seu nome na lista de aprovados no final do ano! =)
      Beijao!!

      Excluir
  38. Parabéns pelo texto e pela sua iniciativa de ajudar aos que estão passando pelo que você já passou. Desejo muito sucesso na sua carreira! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meesmo!! =) Desejo muito sucesso pra vc tb!
      Beijao!

      Excluir
  39. Olá, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo sucesso! estou no meu primeiro ano de curso no pH tentando medicina.. Estou me pressionando alucinadamente, como vc mesma disse o pH tem uma estrutura muito boa e, com boa organização e disciplina o sucesso é certo. Ano passado, mesmo sem estudar, já obtive bons resultados e cheguei perto de entrar. Porém esse ano estou me cobrando muitoo, sem contar na confiança que todos estao depositando em mim. quando li que vc nao passou na primeira vez por erros na hora da prova, me vi em seu lugar no fim desse ano e me desesperei! comecei a chorar aqui igual uma louca!! rs fora a concorrencia que assusta demaisss! ainda to meio perdida e com medo de tangenciar muito meus estudos, perdendo tempo! bom, desde o inicio vc ja resolvia provas dos vestibulares? ou se dedicava apenas aos do pH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella! Olha, a pior coisa que você pode fazer noa no do vestibular é perder o controle. Como vc mesma disse que está se cobrando muito, isso quer dizer que você já identificou o problema. Agora, trabalhe-se pra corrigir isso! Nada de pressão, de estresse. Estude e faça a sua parte! O resultado é consequencia disso!
      Comece fazendo o seguinte: em vez de se focar na parte em que eu não passei, foque-se no meu êxito, e use isso como um estimlo! ;)
      Bom, como vc tá fazendo pH, o proprio curso já vai te dar um direcionamento de quando resolver as provas e quais provas resolver. Ano passado tivemos palestra pra UERJ e palestra pro ENEM. Assista-as e siga as recomendações! Foi isso o que eu fiz e, pra mim, deu certo! Acredito que pra vc funcione também! =)
      Sucesso (e calma)! haha :)

      Excluir
  40. Oi Sarah Pini. Adorei o seu texto e as suas dicas. E, meus parabéns pela sua aprovação e dedicação.
    Queria te fazer algumas perguntas e se você puder responder eu agradeço.
    Também estou fazendo ph e gostaria de saber se quando você estudava lá, você conseguia fazer os exercícios da apostila e dos phs? É porque eu tbm estudo cinco horas por dia, 2 matérias por dias, mas nunca dá tempo de fazer os exercícios da apostila. E qual vc julga mais importante: os phs ou a apostila?
    Outra coisa, vc acha interessante fazer um resumo das matérias?
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Layra! Obrigada mesmo! Fico feliz que tenha gostado =)
      Então, acredito que tanto os exercicios da apostila, quando os phs sao importantes. Os phs só vêm com 10 exercicios e isso acaba sendo pouco. Se vc achar que não dá pra resolver todos os exercicios da apostila (o que acontecia comigo também), faça o seguinte: leve a apostila pro seu professor e peça pra ele selecionar os exercicios que ele julgar mais importantes. Eu fazia muito isso, especialmente com física, química e matemática, que normalmente vinham com MUITOS exercicios na apostila!
      Sobre o resumo das matérias, acredito que isso seja algo muito pessoal! Se vc se sente confortável fazendo, mantenha sua rotina! Pra algumas matérias, especialmente as mais decorebas, pode ser de grande ajuda! Eu, por exemplo, fazia resumo de tabelas de vitaminas (vitamina, fontes, ação, consequencia da avitaminose), de doenças (agente causador, vetor, profilaxia, sintomas) pra facilitar o estudo, e me ajudavam bastante!
      Bom, acho que é isso! Você tem que se "encontrar" no estudo e ver qual a forma com a qual vc se sente mais confortavel :)
      Espero ter ajudado!!
      Sucesso :)

      Excluir
  41. adorei o texto, é admirável que você se preocupe com desconhecidos que estao passando pela situação em que você esteve.
    porem, tenho uma duvida.. as 5 horas de estudo que você mencionou, estão inclusas todas as atividades diarias fora do curso- phs, exercicios da apostila e estudo de teoria- ou esse tempo era exclusivo para teoria ?
    desde já agradeço a atenção e parabéns pela vitoria!! =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo carinho! =) Esse retorno é muito bom! Dá uma paz enorme saber que vocês estão realmente achando as dicas úteis! =)
      Nessas 5 horas já estão inclusas todas as atividades diárias fora do curso, sim! Se você achar que precisa (e que consegue) estudar um pouco mais, você pode subir mais um pouco essa carga horária. Mas nada de exageros, ok?
      Obrigada de novo pelo carinho! Espero ter ajudado :)))
      Sucesso!

      Excluir
  42. Parabéns, certamente será uma grande médica! Vc estudava só pelas apostilas do pH?? E vc tinha o hábito de fazer resumos? E quanto aos fins de semana, vc tirava algum dia inteiro para descansar? Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia! Obrigada mesmo! =)
      Eu estudava pelas apostilas, sim! Acho as apostilas do pH muito boas!
      Eu não tinha muito o hábito de fazer resumos, mas acho que isso é uma decisão muito pessoal! Como disse pra outra menina que me fez uma pergunta parecida: você tem que achar a forma de estudo que se adequa melhor a você!
      Se gostar de fazer resumos e achar que rende com eles, faça! ;)
      Então, quando eu TINHA FDS LIVRE (pq o ph fazia questao de sempre ocupa-los com aulas ou simulados haha) eu normalmente tirava um dia de descanso, sim! É FUNDAMENTAL que você relaxe, que se divirta! Eu ia muito ao cinema! Praticamente todo final de semana eu tava lá! haha A gente fica nessa neurose achando que um dia sem estudar é um dia "perdido", mas mt pelo contrario, pode te fazer ganhar muito gás pra seguir com a rotina durante a semana!
      Bons estudos e muito sucesso pra vc! Bjao =)

      Excluir
  43. Oi Sarah. Adorei as dicas. Gostaria que você me desse alguns conselhos em relação ao tempo de estudo em casa. Pois minha rotina é muito corrida. Faço curso no pH nas terças, quartas e sextas, e tenho aula no colégio todos os dias pela manhã e terças e quintas na parte da tarde. Tenho apenas segunda na parte da tarde e quinta na parte da noite pra estudar em casa. Fora os finais de semana.
    Como eu posso conciliar tudo?
    Muuito obrigada pela atenção, e continue com o blog que está super legal!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda! Obrigada pelo carinho :)
      Então, no seu caso, as 5h de estudo diário não se aplicam. O que eu te recomendo antes de qualquer coisa é: converse com a orientadora educacional do ph e monte um horario de estudos com ela! Acho que nesse caso ela pode te ajudar mais do que eu!
      A dica que eu te daria é: procure otimizar o seu estudo no tempo que você tem livre, priorizando matérias mais incidentes nas provas, e aquelas nas quais você tem mais dificuldade.
      E lembre-se: você ainda tá no colégio! Procure não se pressionar demais, ok? Tranquilidade é fundamental! Lembre-se também de tirar um tempinho de folga pra recarregar as baterias!
      Bons estudos! Sucesso =)

      Excluir
  44. Muito bom o texto! Amei as dicas!
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada mesmo! Fico mt feliz por ter ajudado =)
      Beijao!!

      Excluir
  45. Sarah, vou repetir os comentários dos seus leitores: muito bonito o que voce fez ! Dá um conforto ler um exemplo como o seu: saber que alguém que passou pela mesma situacão em que voce se encontra, mas que venceu,venceu bonito e agora diz como se faz.
    Minhas chances pelo vestibular do ano passado ainda nao acabaram, pois ainda restam pelo menos duas reclassificacões e não há nem meia-duzia de pessoas na minha frente.O fato é que a incerteza assusta e atrapalha a luta que tem que seguir. Seu texto de me inspirou, trouxe ideias muito boas.
    Obrigada, continue fazendo isso por quem precisa dessa forca !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, MUITO obrigada, Fernanda! Esse carinho de vocês não tem preço =)
      Poxa, você tá muito perto mesmo! Parabéns! Acredito que teremos mais uma calourinha em breve!! To aqui na torcida! Depois me conta dos seus resultados =)
      Muito sucesso pra vc!!
      Beijao

      Excluir
  46. OOi Sarah! Adorei seu post. É importante pra quem passa por isso ter uma força assim! O Thiago Braga falou sobre o seu blog e eu vim correndo conferir! E já que você está dando uma ajudinha pro pessoal aqui, queria te pedir umas dicas! Estou fazendo pré-vestibular no pH, é meu primeiro ano e quero medicina também. Mas meu turno é a tarde e estou tendo dificuldades para separar o tempo correto de estudo. Não sei se estudo a matéria que terei no dia, ou a que tive no dia anterior. Como posso ajustar esses horários?
    E obrigada pelas dicas!! Ajudaram bastante! E parabéns também hehe
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu! =) Obrigada pelo carinhooo! Ahh, e aproveita MUUITO o Thiago Braga, viu? Ele é um excelente professor e me ajudou muito!
      Então, no meu primeiro ano de pH eu cursei até a metade do ano à tarde. Vou te falar como eu fazia, aí você vê se fica bom pra vc, ok?
      Eu estudava a matéria do dia anterior: na segunda de manha a materia da sexta, na terça, a materia da segunda, na quarta a da terça e assim sucessivamente até o final da semana. Claro que fazendo os devidos ajustes pra que o dia nao ficasse nem leve demais, nem pesado demais como eu disse no texto.
      Você pode fazer as 5h de estudos durante a manhã (o que talvez fique um pouco difícil, especialmente se você morar longe do curso), ou dividir esse horario de estudos, estudando uma parte pela manhã e terminar à noite quando chegar em casa!
      Faça o teste e veja como você rende mais! Essa organização é um pouco pessoal!
      Te desejo muito sucesso esse ano! Espero ter ajudado!
      Se precisar de mais alguma coisa, é só falar! =)
      Grande beijo!!

      Excluir
  47. ola Sarah, parabéns pelo seu blog, e pela sua conquista que realmente e um incentivo enorme para os vestibulandos.Estou no meu primeiro ano do curso ph e estou no terceiro ano do meu colégio e isso me prejudica um pouco em relação a estudo e organização, queria saber se você tem alguma dica para me dar, desde já mto obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada mesmo!! =))
      Olha, conciliar colegio e curso é complicado mesmo... O bom do colegio é que, como vc tem uma rotina de provas, vc nao perde o ritmo do estudos...
      A minha dica é que você otimize seu tempo! No tempo q vc tiver pra estudar, tente dar uma forçada nas matérias que tem mais dificuldade e na resolução de exercicios... Já que vc faz pH, o ideal mesmo é q vc marque um horario com a orientadora educacional e mostre a ela os seus horarios! Acredito que ela pode te dar uma grande ajuda com relação à organização dos seus estudos!
      Muito sucesso pra vc!
      Grande beijo =)

      Excluir
  48. Sarah, muito bom seu texto! parabéns! como você se saiu no ENEM? Quais foram suas notas? Que conselho você dá pra quem fará o ENEM? Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Obrigada =)
      Desculpa a demora pra responder, fiquei um tempinho sem entrar no blog...
      No ENEM, eu acertei 159 questões e tirei 820 na redação!
      Se não me engano, minha nota final foi 769 vírgula alguma coisa! rs
      Olha, acho que a dica é essa que tá no texto mesmo! Se você faz pH, resolver os simulados virtuais com as redações (que ja devem ter começado)
      Se nao, resolva as provas anteriores especialmente as mais recentes, respeitando sempre o tempo de prova. ENEM, mais do que conteúdo, é treino! Então, treine muito!!! hahaha
      Bons estudos e estamos aí pro que precisar!!
      Beijao =)

      Excluir
  49. Sarah primeiramente, parabens pelo texto e pela dedicaçao! Muito obrigada, ele foi muito esclarecedor e ajudou a dar mais um gas, ainda mais nesse periodo de ferias. Ano passado quase passei para medicina no meu terceiro ano de colegio (que nao era o ph) e agora estou no ph fazendo o primeiro ano de pre vestibular. Ja tirei A e acredito estar no caminho certo. Porem tenho algumas duvidas...
    Como voce estipulou a sua nota de redacao??
    Na hora de pedir revisao voce só pediu, ou voce justificou, dizendo quais eram as questoes? Porque ano passado quando fui pedir, achei um pouco confuso o pedido de revisao, eles deixam meio vago se quem ou nao que voce justifique. É isso, muito obrigada por esse texto e pela atençao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice! Obrigada pelo carinho =) É muito bom saber que te ajudei de alguma forma! E parabéns pelo resultado na UERJ, mantenha o esforço e foco! Não tenho duvidas de que vc está num ótimo caminho!
      Sobre a redação, com a prática você mesmo já consegue ir analisando o seu texto; eu quase sempre acertava as minhas notas nas redações do ph e até mesmo nos vestibulares... A única redação cuja nota eu errei mesmo foi a do ENEM (sem comentários!!!!!! hahaha).
      Então, eu fiz assim: Julguei que a minha nota na redação estaria entre 8 e 9, e a minha nota na prova de português estaria entre 9 e 10.
      Assim, eu teria como nota mínima nessa área 17 (8+9) e como máxima 19 (9+10). De início, minha nota foi 14,75! Após a revisão subiu para 17,5, ou seja, ficou realmente dentro do que eu havia imaginado.
      Você tem que fazer muitas redações e ESTUDÁ-LAS com os monitores na monitoria. Assim, você vai conseguir analisar bem as suas redações!
      Desculpa se isso ficou meio vago! haha é que nao tem uma fórmula pronta mesmo, é treino! Você vai ver que treinando vai conseguir...
      Sobre a revisão, eu nao justifiquei nada, apenas marquei um "X" na opção "não concorda com a nota atribuida". Só isso já é o suficiente mesmo! Todos que eu conheço que pediram a revisão só fizeram isso mesmo. Até porque você não tem direito à vista de prova na UERJ pra saber o que justificar na hora de pedir a revisão!
      É isso... Espero ter ajudadoo =) Muita força nessa luta!
      Forte abraço!!!

      Excluir
  50. Oi *--*
    Amei o blog, ajudará bastante! Estou um pouco perdida sobre o que estudar para a específica de biologia, tem como você fazer uma lista com os principais conteúdos? Desde de já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Fico feliz que tenha gostado! =)
      Infelizmente, acho que nesse ponto eu nao vou poder te ajudar! Já estou afastada do vestibular há muito tempo e não tenho mais o domínio nessa área que tinha ano passado... Te aconselho a conversar com os seus professores! Eles, sem dúvida, te darão um direcionamento bem melhor que eu!
      Desculpa mais uma vez! Se eu puder te ajudar de alguma outra forma, me avisa!
      Beijao =)

      Excluir
  51. oi! Adorei seu texto, estou buscando também passar em medicina,mas, na hora da prova fico muito nervosa e acabo estragando tudo.Gostaria de algumas dicas para controlar o nervosismo e perguntar se na sua opinião é excessial fazer um cursinho privilegiado ou estudar em casa?
    Obrigada e parabéns pelo seu desempenho e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! =) Acho que o nervosismo vc controla resolvendo muitas provas em casa, porque quando chegar na hora vc ja vai saber o que te espera! Fazer todos os simulados, se vc estiver fazendo pre-vestibular... Me ajudava muito! No mais, leva um chocolate na hora da prova! Quando bater aquele nervosismo maior, come o chocolate... Vc vai ver que vai te dar uma aliviada! hahaha A chave é ter confiança e deixar as inseguranças de lado... Vc nunca vai saber tudo e ninguém precisa saber tudo pra passar... Entendendo isso e dando o seu melhor, vc vai encontrar a segurança necessaria pra fazer uma boa prova.
      Quanto ao curso, isso é uma escolha muito pessoal! Vai de cada um... O que vc tem que ter em mente é que se vc optar somente por estudar em casa, vc deverá ter uma disciplina de estudos ainda maior do que se estivesse no cursinho, e, nesse caso, as horas de estudos diarias são maiores do que 5h por dia!
      Muita força nessa reta final! Grande abraço =)

      Excluir
  52. gostaria de saber se é pimordial fazer um cursinho pré-vestibular ou estudar em casa com determinação pode ser o suficiente para passar em medicina?
    Obrigada desde já e espero ansiosa sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primordial não é, mas ajuda! A disciplina estudando sozinho em casa acaba sendo ainda maior do que se vc estivesse fazendo cursinho e vc vai ter que estudar mais do que 5h por dia. Nada impossível! Dá pra passar assim também! Tenho um amigo que fez um curso fraco ano passado e mais estudava sozinho em casa do que ia pras aulas e passou comigo! Então, é tudo questão de disciplina e confiança!
      Bons estudos! =)

      Excluir
  53. Oi, então no início do ano vim aqui e lhe disse que estava muito nervosa e tal.. então, tirei A logo no primeiro exame da uerj e depois quis focar o enem, já que a maioria das universidades esse ano o adereriram(infelizmente, rs)
    a minha questão é que há muitas matérias que não caem no enem, e eu fico um pouco receiosa de deixá-las de lado! vc estudava tuuudo que era dado no ph? é que esta chegando a hora e estou ficando com medo de nao dar certo né.. desculpe pela amolaçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabeella, DESCUUULPA MESMO por não ter respondido sua mensagem! Eu fiquei um tempão sem acessar o blog e acabei nem vendo! Desculpa =/
      Parabéns pelo A na UERJ! Já é um excelente começo! Espero que tenha conseguido se articular pra estudar pro ENEM!
      Se precisar de alguma ajuda pra UERJ e eu souber como te ajudar, estamos aí! Desculpa de novooooo!!!

      Excluir
  54. Oi Sarah! Gostei muito das dicas!!Estou fazendo as provas discursivas de química da uerj(quero medicina e vou prestar o exame discursivo esse ano)e senti dificuldade em algumas questões de química orgânica, gostaria de algumas dicas sobre a prova de química e de saber qual livro de química orgânica vc recomenda. Preciso muito dessa ajuda!!
    Obrigada desde já!



    ResponderExcluir
  55. Boa Noite Sarah, primeiramente parabéns que Deus te abençoe por estar ajudando a quem necessita, bom vamos para as dúvidas...Eu de uns tempos para cá resolvi fazer Medicina, faço Ed.Física e desejo terminar trabalhar e atuar, mais a Medicina aflorou de uma forma inexplicável, queria te pedir uma GRANDE AJUDA eu tenho uns 3 anos para me preparar, tenho um filho pequeno e não tenho muito tempo para entrar para cursinhos sou dedicada mais o que me atrapalha e meu nível de deficit na rede pública é gigantesco, queria poder estudar do zero algumas matérias se fosse necessário, me diga por gentileza a sua dica, ideia e conselho. Beijos Flor

    ResponderExcluir
  56. Boa Noite Sarah, primeiramente parabéns que Deus te abençoe por estar ajudando a quem necessita, bom vamos para as dúvidas...Eu de uns tempos para cá resolvi fazer Medicina, faço Ed.Física e desejo terminar trabalhar e atuar, mais a Medicina aflorou de uma forma inexplicável, queria te pedir uma GRANDE AJUDA eu tenho uns 3 anos para me preparar, tenho um filho pequeno e não tenho muito tempo para entrar para cursinhos sou dedicada mais o que me atrapalha e meu nível de deficit na rede pública é gigantesco, queria poder estudar do zero algumas matérias se fosse necessário, me diga por gentileza a sua dica, ideia e conselho. Beijos Flor

    ResponderExcluir
  57. Obs:( Podemos se esbarrar muito na Uerj, já que também sou de lá) beijoss flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adrianaa!! Parabéns por correr atrás do seu sonho =)
      Olha, acho que você antes de tudo tem que montar um horário bom de estudos já que vai estudar sozinha! Escolher bem o material que você vai usar, estudar o edital da UERJ pra saber o que a prova cobra e, tão importante quanto: resolver as provas.
      Resolvendo as provas da você fica por dentro dos assuntos que mais caem e como eles são cobrados.
      No caso do ENEM, acaba sendo a mesma coisa, mas o ENEM não tem conteúdo muito forte! Vc tem que resolver muuitas provas pra conseguir terminar toda a prova dentro do tempo!
      E as redações, nem preciso falar de novo, né? No texto ja fui bem clara haha
      Te ajudo no que puder, querida! To todos os dias na UERJ! Minhas aulas são na FCM, sabe onde fica? =)
      Super beijo!

      Excluir
  58. Oi adorei seu blog!To tentando entrar pra medicina(3 anos de cursinho),ñ fui bem no Enem e agora só sobrou uerj q eu ñ mandei bem ano passado. Alguma dica pra quem estudou muito e ta desanimando na reta final? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desanimando? DESANIMANDO? D-E-S-A-N-I-M-A-N-D-O? Ai ai ai, anônimo! Ai, ai ai... hahahah
      Olha, eu sei que esse tipo de coisa bota a gente pra baixo, me senti assim no meu primeiro vestibular quando vacilei no tempo na UFRJ...
      É difícil, eu sei, mas não desanima, não! Isso não te ajuda em anda e essa guerra tá longe de acabar! Se eu tivesse me rendido ao desânimo nem tinha saído de Rondônia! E olha só: passei em terceiro lugar!! Quem diria, né? =)
      Agora você só tem a uerj pra fazer e isso é MUITO BOM! Porque você vai estudar só as suas específicas (que são normalmente os nossos estudos mais prazerosos!).
      Resolva todas as provas discursivas que você puder! (Sim, a de portugues e redação também!). Leva as suas redações pro seu professor no cursinho da uma olhada...
      Dá um gás final agora! Analisa, com a resolução das provas e exercicios, os conteudos em que você ainda tá pecando um pouco, e dá uma boa revisada!
      E segue os conselhos e roteiros do seu curso também! Eles trabalham bastante pra dar um bom guia a vocês! =)
      Espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho, qualquer coisa, estamos aí! =)
      Beijao!!

      Excluir
  59. Me garanto em biologia, química e redação, mas em português instrumental... Como lidar com esse problemão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhahahahha Mesmo se você não tivesse me falado que ia perguntar aqui, eu saberia de quem era essa pergunta! hahaha
      Olha, o que você poderia fazer já fez: resolver os exercicios, phs, resolver as provas anteriores!
      Fica tranquilo! A prova de portugues instrumental nao costuma vir muito dificil. Os exercicios feitos pelo pH tem um nível muuuito mais elevado do que a prova. Você tá bem preparado! Keep Calma and Venha para a melhor do Rio!!! haha =)

      Excluir
  60. Oii!! Uma dúvida: você estudava em escola pública ou particular? Eu estudo na particular, mas apesar do ensino ser melhor, acho que essa questão das cotas pode atrapalhar um pouco, apesar de concorcar com isso :( Ah, outra dúvida: pq no vestibular da minha cidade(é estudual) para medicina só cai química, física, biologia, português, literatura e inglês.. Meu ensino médio foi muito bom, mas mesmo assim gostaria de re isar TODO o conteúdo de química, física e biologia a partir da próxima semana até o final de fevereiro.. Quantos capítulos devo estudar por dia para dar tempo? Se Deus quiser, vai dá tudo certo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu estudei em escola particular da 5º série ao 3º ano!
      Então, depende de quantos capítulos há no seu livro pra você ler! haha Sua prova é em fevereiro? Onde você mora?
      Minha dica é que você divida seu tempo com uma média ponderada! Dedique mais tempo para as matérias de maior peso, ou aquelas nas quais você tem maior dificuldade e um pouco menos para as matérias de peso menor e aquelas nas quais você tem maior facilidade.
      Mantenho a dica dos exercicios e resolução de provas: faça todos que puder! Eles são o melhor guia pra saber se o seu estudo está rendendo e o que você vai enfrentar no dia! =)

      Excluir
  61. Eu aqui de novo rsrs.. então, e lá fui eu contar os capítulos de todos os livros de química, física e biologia do ensino médio e vi que há 165, OMG :O Mas fazendo a média direitinho e supondo que eu vá estudar todos os dias até o final de fevereiro, devo ler e exercitar uma média de 2 capítulos por dia. Você acha isso uma missão impossível ou devo tentar? KK Seria interessante que eu alternasse as matérias? Ah, o meu vestibular é no início de março e eu queria MUITO passar, mas se não der dessa vez irei à luta de novo, afinal eu sou nova e não tenho nada a perder (16 anos).. Eu vou começar tb a fazer cursinho de revisão na próxima semana no horário da tarde de 14:00h às 17:15h.. Devo estudar umas 5h por dia fora o cursinho ou mais? OBS - me chamo Raquel e sou do RN (longe, né? KK).. Obrigada por me ajudar, MUITO mesmo..

    ResponderExcluir
  62. Oi, Raquel! Meu pai mora em Natal! =) haha
    Não acho impossível, não, mas se você ler 2 capítulos por dia, só terá lido cada capítulo uma vez até sua prova... É complicado, você tem que dosar isso aí!
    Eu não sei como funcionam as provas no seu estado, mas você tem que estudar o edital, fazer as provas, analisar quais as matérias que são mais recorrentes. Você vai ter muita ajuda no seu curso com relação a isso, eles dão um bom direcionamento pro vestibular.
    Pra medicina, acredito que 5h ALÉM DO CURSO sejam um tempo ideal de estudo! Se conseguir estudar mais, ótimo! Se não, não force além da sua capacidade! "Vestibular é maratona, não é corrida de 50m" ;)
    Se você leu o texto, viu que eu disse que você deve programar o seu dia pra nao ficar nem muito leve, nem muito pesado. Você pode estudar duas matérias por dia e organiza-lo de forma a estudar uma mais difícil e uma mais fácil em cada dia da semana.
    Deixa o final de semana livre pra dar uma relaxada!
    E fica tranquila! Você é nova ainda! Tem muito chão pela frente! O vestibular se torna bem mais tranquilo se tirarmos o peso que nós mesmos colocamos nele!
    Disponha! Forte abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu te agradeço mais uma vez.. você tá me ajudando muito!! Parabéns pela iniciativa, é extremamente gratificante ver que ainda há pessoas como você no mundo rss.. Obrigada, de verdade (:

      Excluir
    2. Eu que agradeço o carinho! =) Beijao!!

      Excluir
  63. Gostei muito do blog. : minha amiga que o indicou e disse que viu umas dicas maras hihi eu gosto muito da área médica em queria ser oftalmologista. Mas se eu não passar no curso na minha primeira vez, você acha que eu devo começar outra faculdade, pq fiz uma inscrição em um vestibular para odontologia e tudo indica que eu vou passar porq fui muito bem, mas o curso fica em outra cidade e acho que fica meio inconveniente de fazer; mas a facul de medicina é na minha cidade mesmo, o que seria ótimo pra mim, mas to achando que eu nao vou passar :( voce pode me ajudar nisso? Tem outra coisa tb: vcs tem muitas aulas de anatomia? Como são essas aulas? O que vocês tem que fazer com os cadáveres? Isso me assusta um pouco, sabe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você tem que fazer o curso que quer! Se for medicina, tenta até passar se você puder! Pra que trocar de curso se não é o que você quer, né? Só pra se dizer "universitária"? haha Não há motivos... Agora, se pra você tanto faz, fica a seu critério!
      Anatomia varia em algumas universidades, por exemplo, na UERJ podemos dissecar, em outras universidades não há esse ensino... Na prática, observamos as estruturas nas peças (partes do cadaver) que serão cobradas depois nas provas e também dissecamos (separamos os tecidos com bisturi, suturamos...), isso também é avaliado! É bem bacana! Pelo menos pra mim, porque gosto da área de cirurgia! Procura uns vídeos no youtube de aulas práticas de anato! Aí você vai ter uma ideia...
      Não é nenhum bicho de 7 cabeças não... O que mais incomoda é o formol mesmo, mas depois você acostuma! haha ;)

      Excluir
  64. Ola, achei legal o seu blog.. sei que eh importante a lingua inglesa pra qualquer profissao, ai vc ja fez algum curso de ingles, comecou com qual idade e terminou com quantos anos? Fazendo um curso normal, da pra aprender muita coisa em um ano? Pq vou fazer um vestibular pra medicina no final do proximo ano so que eu nunca fiz curso de ingles antes, sei so o basico mesmo que aprendi no colegio. que area voce pretende fazer a sua residencia e quais as que tem melhor retorno financeiro? Se eu naum passar em medicina devo começar uma outra faculdade e depois transferir as materias que paguei? Vou aguardar respostas bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comecei cursinho de inglês bem nova, antes dos 7 anos... Me formei com 15 anos! É importante, sim, porque muitos artigos nos são passados em inglês! É bom ter uma base... Dá pra aprender no curso, sim, é só se dedicar!
      Pretendo me especializar em oncologia pediátrica, mas dizem que a gente muda muito até a prova... haha Não sei te dizer isso! E acho também que esse não deve ser seu foco... Você tem que fazer o que te dá prazer, o que te completa, aquilo com que você se identifica e o que te faz buscar da maneira mais plena o alívio da dor dos seus pacientes. O retorno financeiro é consequencia da qualidade do seu trabalho!
      Se você fizer outro curso, só vai conseguir "cortar" matérias se a carga horária bater com a do curso de medicina, o que às vezes é bem difícil. Acho que se é medicina o que você quer, é em medicina que você tem que focar! É muito difícil fazer vestibular pra medicina especialmente se você estiver fazendo outro curso... Não recomendo! É claro que a escolha é sua haha é uma mera opinião... Mas se você puder - e quiser - foca na med! ;)
      Abs!

      Excluir
  65. Mas sao tipo quantas aulas de anatomia por semana? Vocês dissecam PARTE do cadaver?
    -
    O meu medo é de próximo ano nao passar em NADA sabe, aí eu ainda penso em cursar odontologia q é uma segunda opção minha. Mas há 99% de chances de eu não fazer o curso pq é em outra cidade e o custo ser bem alto pra me manter lá, alem de ñ ser a minha primeira opção. O que me deixa insegura é imaginar que eu posso ta perdendo uma oportunidade de nao cursar odonto pq eu temo caso eu n passe no vestibular no proximo ano. Tá a maior confusão na minha cabeça, vc nem imaginaa. Eu estudo muito, mas acho que nunca vou passar em medicina.. esse ano ja foi meio que perdido, pq ñ passo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São duas aulas de anato por semana! Sim, dissecamos parte: ou o membro superior, ou o membro inferior.
      Mas se você não passar em nada qual é o problema em tentar de novo? Vocês são novos demais pra colocarem esse peso todo na vida, gente! haha Tem que correr atrás do que quer. Se puder tentar de novo, tenta! Faz odonto se for o que você quer fazer, não só pra estar numa faculdade... É a minha opinião, pelo menos! Quando minha nota saiu errada, eu já estava cogitando qual curso fazer, pensando em ir pra São Paulo e fazer um curso lá, essas coisas... Mas porque o que eu queria era medicina, então ia tentar até conseguir - e foi o que fiz.
      Esse ano não foi perdido só porque você não passou! Se você estudou, se esforçou, você acumulou conhecimento, ganhou muita coisa! Tenta olhar a vida de forma mais ampla, o contexto todo, não de uma forma tão pontual como o vestibular! ;)
      Bom, espero ter ajudado e não aumentado a confusão na sua cabeça! haha =)

      Excluir
  66. Olá Sarah! Tudo bem? Me chamo Mário Sérgio. Primeiramente, meus parabéns por ter passado em 3° lugar para Medicina. Bom, eu gostaria que você pudesse me tirar uma dúvida e ajudar - rs - . Por exemplo, em uma semana x , vc aprende algo, na semana y seguinte, vc aprende outra coisa, e assim sucessivamente...Sabe? Eu tenho que aprender a lidar com a preguiça. Se em cada semana vc aprende algo diferente, como vc fazia para fixar a matéria em sua mente? Por ex: Estudava a mesma matéria duas vezes seguidas , por ex: Na 1° semana vc aprende x, na outra aprende y, mas continua estudando x por um bom tempo. Se eu estudar uma matéria diferente a cada semana que se segue, eu acho que vai me atrapalhar, já que eu aprendo rápido as matérias, só que esqueço na mesma proporção - rs - . Acho que consegui expressar minha dúvida, depois de tantas variáveis, hahaha... Terminei o Ensino M. esse ano, já estou de férias ( Graças a Deus) , e estou muito ansioso para que 2013 comece logo, pois quero estudar para passar em Medicina. Mas ainda estou muito pertubado em relação a qual curso escolher. Moro na Zona Norte >> Ilha do Governador - Não sei se já ouviu falar - E onde moro , fica muito longe das unidades do PH mais próximas que são a da Tijuca e Barra. A sua madrinha me aconselhou estudar no Miguel Couto, a Nathália Fortins... Mas sei lá, isso depende se eu conseguir um bom desconto no Bolsão... Tava pensando em estudar no Carpe diem.. Mas a ideia de escolher o curso o qual vou me dedicar o ano inteiro é assombrosa... Pois eu tenho a sensação de que não estou sendo bem preparado quanto os alunos do Ph , A_Z, Intellectus e Pensi. Como eu disse não tenho condições de pagar quase 1000 ou mais por mês no PH e moro muito longe , posso ser assaltado e tudo mais indo de ônibus todos os dias... Além de ser bastante cansativo, pois ainda estudarei 5 horas por dia... Aff minha vida tá um caos , porque eu estou muito preocupado em passar e não perder tempo...Agora vem a parte da ajuda - rs - Caso você ainda o tenha, poderia me emprestar todo o material do PH para eu estudar? Como havia falado acima, fico preocupado em não passar por estar em um curso mais fraco...Depois devolvo-lhe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mário Sérgio! Obrigada =)
      Respondendo à sua primeira pergunta: Acho que você tem que ver até que ponto você está APRENDENDO e até que ponto está DECORANDO a matéria. Decorar a gente decora rápido mesmo e esquece tão rápido quanto decorou. Aprender é entender a lógica da coisa: qual é o mecanismo, como ele ocorre, por que ele ocorre. Assim, fica muito mais difícil esquecer, até porque muitos assuntos estão interligados (até mesmo entre disciplinas diferentes). É lógico que não dá pra gravar tudo, mas se você tiver aprendido, quando for revisar fica mais fácil relembrar.
      Com relação ao curso, eu não sei se vou poder te ajudar muito na escolha. Eu não sou do Rio, não sei a qualidade dos demais. Sei do pH porque estudei lá e afirmo que é um curso muito forte, e o de A a Z pela fama e por amigos que estudaram lá também. Sobre os outros, não posso afirmar nada!
      Sobre o material: Tenho, sim! Ele tá até separado numa caixa aqui, mas tá bem pesada... Além do material do pH tem algumas coletâneas de provas também e folhas de exercícios... Posso te emprestar, sim! Você só vai ter que vir buscar :\ hahah não tenho carro aqui! :\
      Beijao!

      Excluir
    2. Hahahah! Gostei da ideia do menino! Vc já emprestou? Faço cursinho na baixada (onde moro). N eh ruim, pelo contrario, está entre os cinco melhores daqui, mas n se compara ao pH né?!
      Se vc n emprestou, eu quero! Hahahah sério, sarah, eu to completamente desesperada! Sei que o que to fazendo eh errado, mas eu n consigo fazer outra coisa além de estudar! Smp me bate uma tristeza/desânimo/medo e todo sentimento inseguro que um vestibulando de medicina possa ter!
      Nao tá facil!!!

      Excluir
    3. Poxa, já emprestei pra ele! :\ Se você conhece alguem que passou recentemente, pergunta pra essa pessoa! Talvez ela ainda tenha o material =)
      Ahh, fica desesperada não! A gente tem o costume de colocar um peso maior nas coisas... Encara com mais leveza! É só uma fase que logo passa (e pra logo passar seu emocional tem que colaborar também!)
      Muita força nessa luta! =)
      Beijao!

      Excluir
  67. Se vc não tiver , conhece alguém que poderia me ajudar? :( Sou mt folgado né? Na hora do desespero apelamos para qualquer meio...

    ResponderExcluir
  68. Oi Sarah! Boa Noite, sou de Maceió e fiz a UERJ. No exame de qualificação tirei conceito A e no exame discursivo tirei 9.5 em biologia, 7.75 em química e 14 em LPI/Redação. Você acha que eu tenho chance? No site da UERJ os pesos são 2 para bio e 1 para quim e LPI/redação e no blog você diz que são respectivamente 4,2 e 1 me explica ?
    Agradeço pela atenção,
    Gabriela Novais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Quando falei sobre os pesos, estava me referindo ao peso das questões! No caso, a UERJ quando divulga a nota, divulga numa escala de 0 a 20, por isso biologia assume peso 2, quimica peso 1 e LPI+red peso 1 (as duas vêm juntas!)
      No caso, sua nota final foi 60,75, certo?
      Normalmente o corte da UERJ fica acima de 85 pontos...Esse ano, pelos listões extra-oficiais, está estimado em 85,25 para as vagas não-reservadas.
      Espero que não perca o gás e continue tentando!
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pelo esclarecimento!
      Acabei de terminar o terceiro ano, então tiro sua história como exemplo para manter o gás...
      Abraço!!

      Excluir
    3. Obrigada pelo esclarecimento Sarah!
      Acabei o terceiro ano agora então uso sua história como exemplo para manter o gás.
      Abraço!!

      Excluir
    4. Muito bom ler isso! Vamos à luta! =)
      Forte abraço!!!

      Excluir
  69. Oi, eu fiz o exame discursivo da UERJ e minha nota de biologia bruta, ou seja, sem o peso foi 8,25 e eu gostaria de saber se isso foi bom ou ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ashley!
      Então a sua nota no site veio 16,5, certo? É um resultado muito bom, sim! Parabéns! =)

      Excluir
  70. Oi. Eu passei no curso que eu quero, mas é em outra cidade.. tenho uma tia lá que já me chamou para morar com ela porém ás vezes não me sinto preparada para morar sem os meus pais, porque sempre fui muito dependente deles e também porque sou bem timida, ai acho que pode me prejudicar. Eu conversei ja com meus pais e eles super apoiaram para eu ir cursar a faculdade. E agora? Não sei o que faço.. p.s - partindo de onde moro, demora 4 horas para chegar nessa cidade../ ah, sei que você não mora mais sua cidade, ai eu queria que vc falasse um pouco da sua situação, tipo com quem mora e como vc faz para ir para a faculdade ou para passear, tipo num shopping ou algo do tipo (onibus, ...), porque no meu caso eu teria que ir pra facul e voltar de onibus pq minha tia trabalha e tem filhos tb, ai eu nao queria incomodar ela..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, eu moro com dois irmãos aqui no Rio! É complicado ficar longe da família, mas vc acaba acostumando... Ainda mais com a rotina de estudos, no fim do dia normalmente a gente só quer dormir! haha
      Vou pra faculdade de ônibus, quase todo final de semana vou ao cinema (é um dos meus programas preferidos)... Vou pra balada de vez em quando com o amigos tb! hhaha
      Tenho saido mais esse ano, nos anos de vestibular ficava nos programinhas mais lights mesmo...
      É tudo questão de costume, sabe?
      Foi bom, pra mim, ter mudado... O Rio é mt diferente de Porto Velho, me acrescentou bastante... Apesar da saudade, gosto mt de morar lá!
      Bom, siga seu coração! Acredito que seja uma grande oportunidade essa que se abre a você agora! =)

      Excluir
  71. VOCÊ TIROU QUANTO NO ENEM MAIS OU MENOS? A SUA NOTA DAVA PRA PASSAR EM MEDICINA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acertei 159 questões e tive 820 na redação. Minha nota pra medicina na UFF/UNIRIO foi 769 e na UFRJ foi 781. Passaria pra medicina - na reclassificação - pelo ENEM na UFF ou UNIRIO!
      Abs.

      Excluir
  72. Por que vc nao ta mais postando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Então, algumas pessoas chegaram ao blog com a ideia de que ele era um blog sobre o vestibular, mas não é bem assim haha Eu dediquei um texto do meu cantinho pra ajudar vocês! Ajudo vocês no que puder por aqui, respondo às suas perguntas como complementação ao texto. Qualquer dúvida, manda aí! E sugestão também, o que você gostaria que eu postasse aqui? haha
      Abs!

      Excluir
    2. Eu ja tinha lido outros posts seus (além desse rs), so que eu reparei que em 2011 voce postava bem mais e esse ano voce postou super pouco, ai eu queria que voce escrevesse mais por aqui ( no blog ). Nossa, tem tanta coisa pra falar, mas curto quando você faz aqueles textos cômicos hahaha. Lógico que tb gostaria que vc continuasse falando de vestibular pra gente, porque NUNCA encontrei na internet uma pessoa que se dispusesse tanto a ajudar e que desse dicas tão úteis e complexas (acho que as duvidas a gente pode e DEVE continuar tirando aqui nos comentários hehe, mas gostaria muito que vc fizesse um post extra sobre redações (por favorzinho *-*)
      Beijão e feliz 2013 :D

      Excluir
    3. ahahaha Pois é... Eu até escrevi bastante esse ano, mas preferi não publicar. Às vezes é complicado, as pessoas ficam especulando sobre a sua vida... Tem que saber lidar! hahaha Vou tentar postar mais, prometo! Bom saber que você gosta desse cantinho! =) Pode deixar que continuo ajudando aqui no que puder!
      Então, sobre as redações eu posso tentar postar, mas já to afastada há um tempinho... Há alguns vídeos muito bons no youtube, alguns dos próprios professores do pH (com "resuminhos" sobre assuntos; eles fazem para o g1), dá uma procurada que eles quebram um bom galho às vezes!
      Talvez seja melhor que eu os ajude postando algumas das minhas redações pra vocês pegarem como modelo, o que acha?
      Feliz ano novo pra vc tb! =)
      Abs!

      Excluir
    4. Acho óóóótimo você postar as suas redações pra gente.. eu iria até sugerir isso, mas fiquei com vergonha porque talvez você achasse ousadia demais da minha parte kkk >.<
      Só lembrando que promessa é promessa viu? vou ficar esperando as postagens!!
      abs,

      Excluir
    5. ahahahaha ok! Só me espera entrar de férias, tá? Esse mês to atolada de provas, testes, trabalhos :\ Mas assim que tiver uma folga dou uma procurada aqui e posto pra vocês!!
      Beijão!

      Excluir
  73. Oi.. eu fiz a minha média do enem e deu 727.1.. só que não saiu a média oficial do enem ainda nem eu sei como ela iria ficar em cada faculdade.. mas você acha que daria pra passar rm alguma facul de medicina? Se sim, qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa, isso é tão difícil de afirmar! Vou postar pra você um comentário que um antigo professor do pH colocou no facebook, ok? Acho que ele pode falar com mais propriedade do que eu! =)

      "As notas do ENEM
      Como você deve saber, saíram as notas do ENEM.

      Como vou saber se minha nota foi o suficiente?

      Vamos pensar em Medicina/UFRJ. O corte deve ficar próximo a 800, como no ano passado. Com a TRI, é pouco provável que haja grandes variações na pontuação, já que as notas são calibradas para que o resultado de um ano possa ser comparável ao de outro.

      Para calcular sua nota, use a seguinte fórmula:
      (3 x RED + 2 x NAT + 2 x LING + MAT + HUM) / 9 = SUA NOTA

      O que seria uma nota com chances razoáveis de aprovação em cada uma das áreas, novamente pensando em Medicina/UFRJ?

      RED = 900; NAT = 770; LING = 710; MAT = 850; HUM = 710.

      Para a UNIRIO, teremos notas cerca de 3% abaixo disso. Para a UFF, 8% abaixo disso, aproximadamente."

      Abs!

      Excluir
    2. ps: lembrando que isso é só uma estimativa, ok?

      Excluir
    3. Ah, obrigada :) mas eu acho que não vai dar pra passar esse ano não porque apesar de eu ter tirado 920 na redação e atingido tb a pontuação necessária segundo essa estimativa para linguagens e humanas, a minha nota em natureza e matematica foi insuficiente.. o meu foco não é ufrj, porem acho que as demais faculdades podem ter uma media de pontuaçao parecida com essas :(
      eu tenho outra dúvida, se puder ajudar: eu fiz o enem esse ano, porem se proximo ano eu fizer tambem e a nota for inferior a desse, posso usar a do ano interior?

      Bjs

      Excluir
    4. Mas você colocou os pesos pra calcular sua nota?
      Até ano passado a UNIRIO nao usava pesos, acredito que esse ano se mantenha assim, e depois das reclassificações a nota de corte costuma cair bastante, acho que você poderia se inscrever nela! Ano passado ficou na casa dos 730, se não me engano, mas pode cair! Parabéns pela redação! =)
      Quanto à sua ultima pergunta, eu não tava muito segura pra te responder, então fui perguntar a um ex-professor. Eis a resposta: "Um dia, isso vai ser possível. Por ora, ainda não! O Sisu 2013 vai funcionar apenas com as notas do Enem 2012!"

      Abs!

      Excluir
    5. Não, não.. eu não coloquei os pesos na média, então espero que na UFF continue sendo como era rs! Obrigada pela dica..
      Mas uma pena que não posso usar a nota do ano anterior, porque sempre dá aquele medo da gente vacilar no dia vestibular devido a ansiedade/stress e até mesmo tirar uma nota ainda menor né? Mas eu acho que com fé, estudo e calma a gente consegue conquistar nossos objetivos! Obrigadão, e agradeço mais uma vez. Saiba que você me ajudou bastaaaaaaaaaaaaaaaaaaante! beijos :*

      Excluir
    6. Isso aí! Muita força nessa luta! To na torcida =) Fico feliz por ter ajudado!
      Super beijo!

      Excluir
  74. se vc nao fosse ser medica, o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha difícil imaginar minha vida longe da medicina, mas se tivesse que escolher outra coisa seria Engenharia (Química, Nuclear ou de Biotecnologia) ;)

      Excluir
  75. Boa tarde,
    Meu filho ficou no enem deste ano ( 2012 ), com as seguintes notas:
    Red 540 Cien Hum 709,4 Cien Nat 641,10 Ling Cod 616,40 Mat 702,7
    Ele prentende cursar Eng Civil na UFRJ.
    Na UERJ ele ficou com:
    Fis 15,75 Mat 3,25 (pediu revisão, pois achou a nota muito diferente) 14,25 Port/Red e tinha tirado A na qualificação. E tambem optou por Eng Civil
    Gostaria de uma opinião se vc acha que ele tem chances ?

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde,

    Meu filho fez as provas do ENEM e da UERJ este ano.

    no enem ele ficou com:
    Ciencias Human 704,4
    Ciencias Nat 641,1
    Linguaguem 616,4
    Matematica 702,7
    Redação 540,0

    Na uerj ficou com A na Qualificação e na discursiva assim :
    Fisica 15,75
    Natematica 3,25 ( pedimos revisão, pois ele acha que acertou mais ! )
    Portugues 14,25

    Ele gostaria de Eng Civil, pela UERJ ou UFRJ, pois moramos no RJ.
    Vc acha que ele vai conseguir ?

    Gostaria muito da sua opinião e que devemos fazer.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Quanto ao ENEM, é muito difícil fazer qualquer estimativa! Eu postei aqui a estimativa de medicina feita por um professor, mas ainda assim acho arriscado, porque as notas podem variar muito de um ano pra outro! A dica que eu estou dando a quem me pergunta sobre as chances de passar pelo ENEM é: analise em torno do terceiro dia de inscrições a nota de corte das universidade e a sua posição na universidade em que você está inscrito até o momento! De acordo com isso, você tem uma ideia melhor se deixa naquela universidade ou se muda para outra!
      Aconselho que vocês procurem quanto foi a nota de corte ano passado na UFRJ (lembrando que lá eles usam peso, sendo pra engenharia Matemática peso 4, ciencias da natureza peso 4, redação peso 3 e as demais peso 1; para calcular a nota final, soma-se tudo e divide-se por 13!)
      É bom lembrar que nas reclassificações a nota de corte cai um pouquinho! Mas quanto a nota cai também é muito difícil de estimar, infelizmente.
      Com relação à UERJ, a nota de corte em Engenharia Civil está estimada em 80 (antes da revisão de notas), de acordo com um curso pré-vestibular. Se o seu filho conseguir subir a pontuação, especialmente em matemática, é possível que tenha chances de entrar (se não na primeira chamada, pelo menos na reclassificação!)
      Bom, espero ter ajudado! Força aos dois!
      Abs.

      Excluir
  77. oooi, meu nome é Marcia. Bem, eu prestei o vestibular da UERJ no começo do ano, e fui muito mal acertei somente 23, e no 2º exame, também fui muito mal, com 24 acertos, depois disso desanimei, mas ai comecei a ver que se eu desanimasse eu iria desistir da minha carreira... Eu te confesso que não gostava de estudar, então resolvi começar aos poucos, pegava um livro ali, outro aqui e pronto, me apaixonei por estudar, é um ciclo viciante - hahahaha - mas mesmo assim quando comecei a estudar, já estava em cima do enem e fui mal, tirei 600 em redação; C.H. 475,7 ; C.N. 493,8 ; linguagens 522,7 ; matemática 572. Sendo que, meu sonho é fazer medicina ! Ou seja, esse ano no enem pego a faculdade que der, e pelo o que eu vi vai dar só pra pedagogia, mas mesmo na faculdade, vou fazer um pré-vestibular e irei prestar UERJ e ENEM novamente, e seja o que Deus quiser, ah... Você me deu muita coragem e força de vontade, obrigada :)

    ResponderExcluir
  78. Olá, Marcia! Fico feliz por saber que o texto te ajudou e que você não vai desistir! =) Que bom que você descobriu as maravilhas do mundo do estudo! haha (algumas pessoas não aprendem isso nunca!)
    Mas, uma dica: se seu sonho é realmente medicina, por que se matricular em pedagogia? Uma universidade consome tempo, e tempo é algo de que você vai precisar muito para se dedicar aos estudos do vestibular pra medicina! Além disso, você pode acabar tirando a vaga de alguem que realmente tem o sonho de fazer pedagogia... Aí essa pessoa vai ter que passar por maaais um ano terrível de vestibular pra tentar de novo; o que não seria necessario se você se mantivesse no seu foco, certo? =)
    Bom, espero que faça a melhor escolha! To na torcida!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  79. oooooooooooi! me tiraa uma dúvida se puder? é o seguinte: quero uma faculdade que a nota de corte dela ontem era 711 e hoje tá 716. hoje eu tô em 18ºlugar e minha nota ainda tá um pouco acima do corte (são 38 vagas) . mas o sisu acaba amanhã né, aí você acha que a minha classificação amanhã tem que tá mais ou menos em que posição para que a probabilidade de eu passar seja maior ou com quantos pontos acima da média de corte, porque se não der eu vou colocar o mesmo curso em uma outra facul. bjs e agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Olha, é muito difícil fazer uma estimativa com relação ao sisu! Ainda mais porque você não me disse qual é o curso, quais são as universidades em questão...
      O que eu posso te dizer é que a essa altura você está bem colocada! Acredito que se não passar, entra na reclassificação! Mas repito que não tenho muitas bases pra estimar! De qualquer forma, você pode deixar a outra faculdade na segunda opção; se não der na primeira, passa pela segunda!
      Espero ter ajudado!
      Abs.

      Excluir
    2. Oii, Sara!!!! Nossa primeiramente parabéns! Pela determinação, força de vontade, inteligência ou o que quer que vc nomeie pra atribuir seu sucesso! Afinal, medicina bá uerj é realmente para os melhores!
      Bom, eu sou do Rio, tenho 16 anos, acabei o ensino médio ano passado e prestei vestibular pra uerj e fiz o enem, mas como ainda não tinha certeza do que queria, ou seja, não tinha um alvo certo, acabei me perdendo e n passei. Hoje, estou certa de que a Medicina é a vida que eu quero! Estou fazendo cursinho e me dedicando mesmo aos estudos, inclusive, me desliguei das redes sociais (só uso a internet pra consultar algo a relacionado a vestibular), sacrifiquei minhas saídas, televisão, e também minhas longas horas de sono de antes. E na boa, não to sentindo falta! Antes eu tinha o sonho de ser médica e isso pra mim era algo muito distante que eu fosse pensar só depois e por isso n dava muita importância, mas hoje em dia eu vejo isso como uma meta e consequentemente, tudo que eu possa "perder" pra dedicar a minha meta, virou só um detalhe.
      Mas o que vem acontecendo comigo quando estou estudando vem me desanimando muito: eu não consigo entender química! Isso me entristece tanto... Já virei noites em um mesmo assunto da química, já alternei os livros didáticos com a esperança da minha deficiência em química ser uma questão de adaptação ao autor, mas foi em vão. Isso me deixa triste porque eu não consigo enxergar futuro pra um médico que não se dê bem com a química.
      Ou você acha que é possível?
      O meu problema é só com a química. Eu aaaamo e entendo muito bem biologia, mas sei que eu não quero ser bióloga ou algo do tipo. Eu quero mesmo a medicina. Minha vida está girando ao redor dessa meta e eu não queria abandona-lá assim, mas confesso que muitas vezes, essa minha limitação com a química me desestimula e me faz pensar em parar.
      E então, o que você me aconselha a fazer? Desistir da medicina, ou encontrar um meio possível de me relacionar com ela? Eu pensei também em entrar em um intensivo só de química. Meu cursinho dá aulas de química e muito bem, mas como eu tenho essa deficiência, eu me aprofundaria mais nela. Só que o meu medo é estar perdendo um tempo que eu poderia estar investindo em outras matérias ao invés de me concentrar duplamente em uma.
      Eu tô realmente muito perdida em relação a isso. Preciso da opiniao de alguem que já está lá dentro, sabe? Digo isso porque desde que manifestei em publico meu desejo de cursar medicina, só tenho ouvido comentários que mais parecem me desistimular do que incentivar e ao ouvi-los, prefiro não guarda-los, até porque a maioria das pessoas que me desistimulam não entendem tanto de vestibular e falam que é impossível de eu conseguir como uma via de regra. Eles ouvem isso e repassam.
      Bom é isso, Sarah! Espero que vc tenha paciência de ler esse meu texto até o final e me ajude rsrs sua opnião é muito válida pra mim!
      E mais uma vez parabéns!!! Que Deus guie os seus caminhos pra trilhar da melhor maneira uma carreira de sucesso! Um beijo

      Excluir
    3. Olá, querida!
      Fico feliz que você esteja certa do que quer! =) Nós precisamos de uma base de química, sim, especialmente em biofísica, biologia celular, bioquímica, farmácia, mas não é muito daquela química pesada, não... É uma química aplicada à saúde, então acho que fica até mais fácil pra você entender!
      Não acho de forma alguma que você deva largar medicina por conta disso, mas acho que seria interessante um curso intensivo, sim, porque na UERJ química é matéria especifica! Não acho que você estaria "perdendo" tempo. As matérias que a gente tem mais dificuldade demandam mais tempo de estudo mesmo, você só vai estar adequando o seu tempo de acordo com suas necessidades!

      Quanto aos "urubus" haha não dê ouvidos! Em Porto Velho eu ouvia muito que era doida de vir tentar vestibular no Rio, que o ensino aqui era diferente, que a prova era muito difícil, que eu tava perdendo meu tempo e ia acabar voltando... E cá estou eu! haha Acredito que com você não será diferente =)
      Estou na torcida! Muita força e um ótimo ano pra você!!
      Beijossss

      Excluir
  80. Olá Sarah! Depois que li sobre vc, me identifiquei bastante! Moro no interior de SP e SONHO entrar na UERJ em medicina. Mesmo ter passado em nutrição na UERJ esse ano (estou no segundo colegial), minha nota para medicina ainda está longo. Queria muito estudar no pH no terceiro colegial, mas não vai ser possível por uma série de coisas (quem sabe o ano que vem). Estudo em uma escola com sistema de ensino COC (não sei se vc conhece, mas se conhecer, vc acha que dá uma boa base para o vestibular do Rio?) Estou perdida!! Além disso, o vestibular do Rio é um pouco diferente do vestibular de SP! Vc pode me contar sobre o pH e sobre o curso de Medicina da UERJ? Desde já agradeço, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora! Poxa, infelizmente não conheço esse sistema de ensino =/ Mas o ensino de São Paulo de um modo de geral tem um nível bem alto e dá um bom preparo pra enfrentar qualquer vestibular!
      O pH é um curso muito bom... Lá estudamos todas as matérias até o ENEM, quando somos divididos pelos cursos e ficamos só com as matérias específicas.
      Depois de cada aula, recebemos folhas de exercícios da matéria com 10 questões. Depois que resolvemos, entregamos e os monitores corrigem. Dá uma entradinha no site pra ter mais informações!: www.ph.com.br
      O curso de medicina na UERJ é muito bom! Temos o melhor hospital universitário do Rio de Janeiro, o maior centro acadêmico do país e os alunos mais legais também! hahaha
      Aqui funciona como os demais cursos: 2 anos de ciclo básico e depois 4 anos do ciclo médico. A clínica aqui é muito forte e somos referência em muitas áreas, como em Reumatologia, especialmente no tratamento de Lupus (recebemos inclusive pacientes da Europa para o tratamento).
      Você estará muito bem servida aqui! =)
      Forte abraço!

      Excluir
  81. OK, tenho que te dizer: ESTOU DESESPERADA! :O POR FAVOR, ME AJUDA!!!!
    Vou morar em outra cidade, com uma tia minha e vou ter que ir pra faculdade todo dia de onibus.Essa parte já vai ser difícil pra mim, mas o problema maior não é esse:: acontece que o campus é enorme e eu não sei onde fica nada lá, vou até passar vergonha no primeiro dia de aula eu acho, porque já entregaram o horário de aula com os locais que elas irão ocorrer dentro da faculdade, mas acontece que eu não sei onde fica NADA lá dentro, tem que circular até por uns ônibus pra chegar aos setores! Hm, outra coisa: eu conheço uma menina que vai estudar comigo na faculdade e ela já estudou em um colégio que eu também já estudei (é só conhecida mesmo, mal falo com ela), porém ela postou uma foto em uma rede social com alguns veteranos e calouros do curso! ah, e ainda por cima eu vi que ela já adicionou várias pessoas da faculdade nessa rede social.. não só ela, como também uma outra menina que eu conheço que tb vai estudar na Universidade colocou uma foto com algumas pessoas que vai estudar com ela e os que já estudavam lá, só que essa outra menina vai fazer um outro curso. Pelo que eu entendi (do cenário kk), essas fotos foram tiradas no local da matrícula, mas eu fiz a minha tão rápido que eu não conheci ninguém que vai estudar comigo! Além disso, eu sou muito tímida e acho que como muita gente já se conheceu nesse dia, vou ficar meia perdida quando as aulas começarem e tô com muito medo, tenho até vontade de chorar já! Espero que não tenha sido só eu que não tenha tido contato com os novos e antigos alunos, mas pela quantidade de pessos que eu contei na foto, acho que mais gente do meu curso não se encontrou com os demais estudantes e ingressantes. E tem tb o pessoal de segunda chamada, né (?), que vão se matricular depois e não vão ter conhecido muita gente, acredito eu! NÃO QUERO ME SENTIR TÃO ISOLADA logo no 1º dia :( [eu também conheço outras duas pessoas que vão estudar nessa universidade para outros cursos, mas elas não postaram fotos não]! Desabafei!! kkkkk
    Eu tenho umas dúvidas também: nesses cursos da área da saúde, as pessoas vão de branco no primeiro dia de aula? Não faço a mínima ideia do que vestir! E já tem aula no primeiro dia? A coordenação do curso apresenta o campus? E os trotes já acontecem no primeiro dia ou a gente é avisado sobre o dia que irá acontecer? Porque é por isso também que eu não sei o que vestir, porque se tiver trote, provavelmente a roupa irá manchar toda, e tem umas tintas que nem saem mais, aí eu teria que tá prevenida e ir com uma roupa velha, eu acho! Tenho outra pergunta também: e se eu não quiser participar do trote? porque dependendo do que for né, posso não gostar :/
    e por último: os calouros estudam com os veteranos?
    Chega de perguntas kkk! E, de verdade, se você conseguir me responder pelo menos algumas delas, estara me ajudando de montão, porque eu estou com um sentimento de insegurança enoooooorme e não tenho pra quem perguntar tudo isso. OBS: as minhas aulas já começam em fevereiro!
    Um abraço! E vou ficar de olho no blog esperando o seu retorno XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Olá, querida! Essa ansiedade é normal, mas você tem que procurar relaxar um pouco mais! haha
      É normal que os calouros não saibam onde ficam as salas, os nomes dos predios, e não custa nada você perguntar aos seus veteranos! Pergunta pra essa sua amiga se o seu curso já tem um grupo no facebook, as vezes a galera tá se conhecendo por lá e você nem ta sabendo! Fica tranquila que vai dar tudo certo =)
      Quanto às perguntas sobre a faculdade, eu não sei te responder! Nao sei qual é a faculdade que você vai fazer! rs Aqui na UERJ só usamos branco nas aulas de anatomia!
      O trote também varia entre as universidades, na uerj é uma antes de as aulas começarem (pra medicina), na UFF é na primeira semana de aula. E você não é obrigada a participar se não quiser! =)
      Normalmente os calouros e veteranos do ciclo básico (2 primeiros anos de medicina) veem aula nos mesmos predios, mas isso pode variar entre os cursos e entre as universidades também...
      Começa a conversar com esses seus amigos que passaram com você! Acho que é mais fácil que eles tirem as suas dúvidas e você acaba aumentando seu circulo de amizades! =)
      Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho! =)
      Beijao!

      Excluir
    2. Sarah, eu procurei se tinha o grupo do curso (2013) mas não achei :(
      Eu tb fui lá no face da pessoa que eu conheço, nos contatos dela e eu ainda pensei em adicionar pelo menos alguém do curso pra tirar algumas dúvidas, mas desisti, porque como ja te disse, eu sou tímida >.<, aí no dia que eu encontrasse com a pessoa pessoalmente eu ia ficar super envergonhada e talvez nem falasse com ela.
      Eu acho que vou esperar as aulas começarem mesmo, ver no que vai dar né! Mas será que conhecendo só essa pessoa do meu curso eu vou me sentir meio "deslocada"? No primeiro dia de aula as pessoas geralmente são receptivas, fazem amizades? Porque muita gente já se conhece (pelo que observei nas fotos), então espero que as pessoas venham pelo menos falar comigo. Mas se eu optar por não participar do trote, será que vão achar que eu sou uma chatona kkkk? Você participou do seu trote? Se sim, como foi?
      Desculpa, não consegui me segurar e tive que te fazer mais umas perguntinhas rsrs
      Mas vou seguir o teu conselho e ver se eu relaxo mais pq eu tô muito ansiosa mesmooo. Tem que pensar positivo, passar no vestibular que era o mais importante já deu certo kk
      Beijos e obg por ter dedicado um pouquinho do seu tempo pra me ajudar. Você é muito atenciosa com suas leitoras <3

      Excluir
    3. hahahah Olha, você tem que estar aberta à aproximação das pessoas também! Talvez começar um contato no face seria uma boa forma de fazer isso...
      Eu participei do meu trote e foi muito bom! Uma experiência única! Você conhece seus veteranos, se aproxima dos seus amigos de turma... Mas tem muita gente q nao participa mesmo, especialmente qm entra na reclassificação. Ninguém vai te achar chata por isso; é uma opção sua! Vai no primeiro dia, se não gostar é só nao ir mais!
      Depois me conta como foi! haha Beijao!

      Excluir
  82. Sarah te enviei pedido pra seguir lá no Intagram! Sou isabela, a menina q comentou aqui q n entende quimica rs :*

    ResponderExcluir
  83. Sarah, eu sonho em cursar medicina mas eu fiz junto com o Ensino médio um curso tecnico em administração, pq a escola técnica era boa e eu ainda tinha duvidas entre med/adm/economia (nada a ver né? rs). Mas então, agr eu acabei a escola e o curso e vou entrar no cursinho em fevereiro só que pra pegarmos o diploma do curso técnico temos que fazer o estagio, e eu já comecei o meu em out de 2012 e acabo em abril de 2013 só que to com mt medo pois nesse periodo eu vou estudar bem pouco visto que o estagio é muito longe da minha casa eu levo um tempo pra ir/voltar + as 4h que fico lá! Eu já comecei a estudar, ainda mais pq o cursinho ainda n começou ainda entao posso estudar pela manha ou dormir tarde estudando. Mas quando comecar eu n vou ter como mais pois pegarei as 7 no cursinho ai saio 12:30 corro pro estagio chego lá a 14 e saio as 18 chegando em casa só as 21 pra no outro dia fazer tuuuudo de novo! O que me conforta eh saber que isso eh temporário e na primeira semana de abril acaba, dai eu posso me dedicar exclusivamente aos estudos. Que dica vc me da? Estudar as 21 (hr q eu chego) ate de madrugada dormindo só um pouco pra pegar a 7 no outro dia eh uma boa? Eu n ligo de nao dormir, pra mim eh indiferente, só quero mesmo estudar pq eu nao consigo parar de pensar que meus concorrentes estariam estudando durante td esse horario que eu n estou estudando!
    E ah, mais uma duvida: Eu sei que medicina sao 6 anos, mas n entendo mt bem como eh dividido.. Sao 4 e mais 2 de residência ? E ai mais 4 em media pro que a gnt quer se especializar?
    Me explica? Rs
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que a sua rotina ficaria muito pesada estudando quando você chegasse em casa... Procura render bastante durante as aulas! Senta na frente, não conversa... Eu absorvia MUITO nas aulas, até pq eu tenho mt problema com rotina, então compensava rendendo em sala o que eu muitas vezes deixava de render em casa... ahaha
      Qd seu estagio acabar, você volta com gás total! Não acho que você terá grandes problemas... O 01 da minha turma largou direito em abril e começou a estudar pro vestibular!
      Quando ao curso: são 6 anos de graduação a residência é só depois disso! Os dois anos finais dos 6 anos da graduação (ou 1 ano e meio no caso da uerj) são os anos do internato. Depois disso vocÊ pode ou não fazer residência, e o tempo de residência varia com a que você escolher. Psiquiatria por exemplo são 3 anos, já clínica médica são 2 anos... E por aí vai! =)
      Espero ter ajudado! Beijao!

      Excluir
  84. Medicina tem mta nojeira? Hahahaha meu medo n é n passar ou lá dentro achar dificil mas sim nao me adaptar a coisas hmm digamos que nojentas! Rs se tem, me dá uns exemplos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Tem, sim! Mas acho que você vai acostumando a lidar...
      Ahh, é difícil falar, às vezes o que é tranquilo pra mim é nojeira pra você e vice-versa...
      Mas procura aí no Google, Youtube... Você vai se deparar com muitas dessas coisas na faculdade, e às vezes acabam sendo mais tristes que nojentas! rs
      Medicina é sacerdócio... Espero que use o coração na escolha! Com amor qualquer coisa é suportável! =)
      Beijao!

      Excluir
  85. Caracaaa!!! Tu és a versão loira da Bianca salgueiro! Creio que tu saibas quem é! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahahha Sei quem é, sim! Fiz o mesmo curso que ela! =) hahaha Bom, devo agradecer, né? haha Obrigada!!
      Beijão!!

      Excluir
  86. Saraaah, socorro rs ! Eu quero mt meduerj e to focada nisso !!!! Só q.. Eu definitivamente n sei o que estudar! Peguei livros do ensino medio completo de mat, quím, port, biologia e desde o inicio do ano to estudando tudo ! Passo a passo .. Vc acha que tá certo isso? O meu medo eh: perder mt tempo com os livros didáticos (que por sinal sao bem extensos) enquanto eu poderia estar estudando matérias mais focadas, sabe ?! Mas qnd eu pego uma apostila .. Tipo a do meu cursinho que é a geral (tds as matérias divididas por modulo) eu me perco pq acho q as matérias sao meio q jogadas sabe? E é resumidaaaço! Eu gosto dos livros didáticos pq me explicam td o que eu preciso saber mas n sei se tenho tempo p isso ... Me da uma ideia ?! E parabéns lindona, espero um dia ser sua caloura!
    Torce por mim rs bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada, querida! Também espero que você seja =) To na torcida!
      Olha, uma dica pra você otimizar seu tempo seria unir as apostilas com os livros: vai se guiando pelas apostilas e aquilo que você achar que ficou superficial você dá uma reforçada com o livro! Lembre-se sempre de fazer muitos exercícios! Só assim você sabe se realmente assimilou a matéria! =)
      Força nesse ano! Super beijo!!

      Excluir
  87. Oiiii Sara , meu nome é Mayara estou sem facebook no momento. Será que você poderia passar seu email pra gente conversar?? Aguardo sua resposta. beijo

    ResponderExcluir
  88. Oiii Sara meu nome é Mayara, precisava muito conversar com você, será que você poderia me passar seu emai? manda uma mensagem pra mim fazendo favor nesse email : maah_luuna@hotmail.com , só pra eu poder ver qual é seu email. Aguardo sua mensagem. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara! Acabei de te mandar um e-mail! =)
      Beijão!

      Excluir
    2. oii Sara, você mandou no maah_luuna@hotmail.com ?É que ainda não chegou! estranho né, vou esperar.Às vezes demora mesmo, obrigada por responder, assim que ver seu email, te envio meu texto kkk ;)

      Excluir
    3. querida será que você mandou no email certo?
      é esse aqui ó: maah_luuna@hotmail.com
      é que não chegou nadinha =/
      to no aguardo
      beijo :)

      Excluir
    4. Sarah não chegou nada
      manda de novo por favorr!!
      é nesse email: maah_luuna@hotmail.com
      beijo

      Excluir
    5. Oi, Mayara! Que estranho... Copiei e colei seu e-mail pra mandar! Pode ter ido pra caixa de spam, vou tentar mandar de novo, mas já te deixo com o meu! É sarahpini92@hotmail.com
      Beijao! =)

      Excluir
  89. Oi Sara! Bom, eu tô super indecisa quanto ao curso pré-vestibular que vou fazer! Tô entre o ph e o pensi, sei que os dois são ótimos cursos, mas também sei que o aluno tem que se dedicar estudando em casa independente do curso que faça pra ter um bom resultado. Se eu fizer no ph vai ser a tarde, daí fico com certo receio de não conseguir organizar meu tempo e não estudar como deveria em casa,mas também queria muito fazer lá, fiz o projeto ENEM no ano passado e ficava sonhando com o extensivo hehe. Já no pensi o curso seria pela manhã e também sei que é um ótimo curso, um amigo do meu primo fez lá, ele passou pra medicina e disse que 90% da turma atingiu seus objetivos e tal, então no pensi eu ficaria com mais tempo pra estudar em casa... Não sei msm, se puder me ajudar, me dar alguma dica... Sou Andresa!rs Obrigada =) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andresa!
      Bom, eu não conheço muito o Pensi, na verdade, só conheço uma pessoa que fez colégio lá, mas nunca conversamos muito sobre o ensino... Então acho que fica difícil estabelecer alguma comparação...
      Eu gosto muito do pH! Acho que lá você estaria muito bem servida!
      Quanto à rotina de estudos, tanto de manhã quanto à tarde você terá que manter uma disciplina... Eu comecei no pH fazendo à tarde, aí estudava de manhã, ou à noite quando chegava... Depois mudei pra manhã porque gostava mais de alguns professores desse horário!
      Acho que você deveria pesquisar um pouco mais sobre os cursos, ver os índices de aprovação dos dois e conversar um pouco mais com quem fez cada um deles!
      Acho que com o projeto ENEM vc ja pode ter uma ideia de como funciona o pH, né? Bom, eu tenho um carinho mt grande por aquele curso! haha
      Espero que seja feliz na sua escolha! =)
      Forte abraço!

      Excluir
  90. Sarah!!! Eu to decidida que quero a uerj! Mais que qualquer uma! Vc acha que eu já devo resolver provas passadas ou esperar mais um pouco? Meu Deus vc n tem noção de como eu to fixada em passar pra medicina lá!!!! Ou melhor, vc tem pq vc já passou por isso né? Mas ta sendo mt dificil... Quando os professores perguntam quem quer medicina, eu nem levanto a mão por insegurança, eu smp penso que meus concorrentes sabem mais que eu! Nao sei mais o que eu faço! Acho que vestibular, além de estudar e mt, vc tem que estar com uma boa auto estima, e isso é o que eu menos to ultimamente! Me mato de estudar, me privei de td mas dai do nada eu penso "e se eu nao conseguir? Como vai ser?".. E o pior, isso me desestabiliza mts vezes! Eu meio que assumo o papel de 'nao vouvonseguir' e sinplesmente paro de estudar, ate eu cair na real de nv, na mesma hr mesmo, e correr pro estudo! Sinceramente, acho que to ficando doida rs já pensei em desistir mas eu nao consigo me negar a esse meu sonho da vida por medo de nao conseguir!!! Que dica vc tem pra mim? Suas palavras soam pra gente como um sopro de esperança, como alguem que tinha tudo pra nao conseguir (pq vc era de outro lugar), mas foi lá, provou que era capaz e conseguiu!
    Parabéns de verdade! Do fundo do meu coraçao! Se vc conseguiu é pq fez por merecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Fico muito feliz ao ver seu carinho pela nossa Universidade! Saiba que você será muito bem recebida =)
      Com relação às provas, acho que você em torno de março você poderia começar a resolver os Exames de Qualificação... Deixa as discursivas pro segundo semestre!
      Bom, essa sensação é muito normal! Em alguns dias eu acordava e pensava "Esse ano é meu! Certeza", e outras vezes pensava "meu Deus, acho que não passo nem pra *curso-pouco-concorrido* na *universidade-pouco-concorrida*" hahaha
      Mas o que eu fazia era parar de me preocupar com os outros, sabe? Você só precisa de uma vaga...Os outros são os outros! Se preocupa em fazer o seu, em estudar, em entender a prova, entender a banca... No final é entre você e a prova! Não depende de mais ninguém...
      Esquece o medo, esquece a história de "não vou conseguir", de "vou desistir"... Pensa só: você quer ser médica, né? Pois é... Se você desistir nessa profissão, alguém pode acabar morrendo... Então, o que é o vestibular pra quem vai enfrentar a morte?
      Você é mais que isso! E o vestibular é muito menos do que o monstro que a gente cria em cima dele! =)
      Eu consegui e não há tantas diferenças entre nós duas! Use o seu amor pra medicina como força pra lutar pelo seu sonho... Funcionou pra mim, espero que funcione pra você também!
      Muita força esse ano! To na torcida por você! Manda notícias! Continuo à disposição =)
      Beijos!!

      Excluir
  91. Com quantos anos vc entrou na faculdade sarah?? Tenho 16, faço 17 essa semana e já me formei, vou tentar ate conseguir, mas tenho medo de conseguir mt velha e ai me tornar uma medica mesmo mt velha, pq os anos da graduação sao longos né?! E ainda tem a especialização, certo? Eu gosto de oncologia, vc sabe me dizer qnt tempo é essa especialização? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! =)
      Entrei na faculdade com 19 anos!
      Bom, na minha humilde opinião, não acho que essa deveria ser uma das suas preocupações agora... Tenho uma amiga que entrou com 30 anos e está tão realizada quanto eu.
      Há coisas mais importantes... Medicina é um curso em que a sua maturidade influencia muito a forma como você vê a faculdade e como lida com ela... Conheço pessoas que mais parecem estar numa colônia de férias do que estudando pra salvar a vida de alguém...
      Quanto mais amor você tiver no coração, quanto mais certeza tiver do sacerdócio que a medicina é, maiores são as chances de você suceder na sua carreira...
      Acho que, além dos estudos, é nisso que você deveria pensar...
      Fazendo a nossa parte, as coisas acontecem quando têm que acontecer... Fiz 2 anos de pre-vestibular e eles me ajudaram muito a crescer como pessoa, a acreditar mais em mim e a ter um pensamento mais crítico.
      Enfim, espero que você fique tranquila quanto a isso!

      Com relação à residencia, você pode se especializar em Oncologia Clínica ou Cirúrgica. Na oncologia clínica, é pré-requisito que você tenha 2 anos de residência em Clínica Médica, depois disso, o título é conferido após 3 anos de residência em Oncologia Clínica, totalizando 5 anos de estudo. Na Oncologia cirúrgica, é necessário que se tenha feito cirurgia geral (2 anos) primeiro, depois você se especializa em oncologia cirúrgica (3 anos), totalizando também 5 anos de estudo.
      Espero ter ajudado!
      Abs!

      Excluir
  92. Tu sabes me dizer quais as diferenças existentes em cursar biomedicina e medicina? Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      São cursos muito diferentes... Medicina é uma área muito ampla, trabalha com a prevenção e cura das doenças. Acredito que a atuação nessa área você conheça bem, apesar de a regulamentação da medicina ainda não ter sido feita (é disso que trata o polêmico Ato Médico).
      Biomedicina é uma área mais voltada pra pesquisa em doenças humanas, exames laboratoriais (como os classicos de sangue, fezes e urina). Podem desenvolver também meios de combater agentes patologicos...
      Apesar de haver intersecções entre as duas carreiras, são cursos bem distintos! Pesquisa um pouquinho mais sobre cada um deles pra ver com que área você se identifica mais! =)
      Espero ter ajudado! Beijão!

      Excluir
  93. Só por curiosidade: quantos acessos o seu blog teve desde dezembro do ano passado até agora? acho que bastante hein pra um intervalo de tempo pequeno :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De dezembro pra cá foram pouco mais de 1200 acessos! Em períodos perto de provas/resultados os acessos costumam aumentar mesmo! haha Fiquei muito feliz com o retorno e por saber que o texto trouxe ajuda a algumas pessoas! =)

      Excluir
  94. Sarah! Eu to estudando direitinho pra passar em medicina. To me dedicando e etc mas eu acho q to ficando neurótica pq td vez q, por exemplo, to assistindo tv eu fico c medo e parece que algo fala no meu ouvido: "vai estudar, Isabela!" hahah! Sinceramente, sarah... To começando a ficar preocupada! Eu tento colocar na minha cabeça que a gnt tem que ter um pouco de vida social, n é só estudo e etc mas o medo dos meus concorrentes é maior! O que eu faço? E tb tenho medo de continuar como eu to, com td gás, e no meio do ano que é mais importante mesmo, eu já estar desgastada, sabe? O que eu faço? rs beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!
      Sua preocupação é coerente mesmo... Como diz o velho cliche: "Vestibular é maratona, não é corrida de 100m". Melhor manter um ritmo bom e constante do que usar todo o gás agora e não conseguir manter depois...
      Acho que seria bom você iniciar alguma atividade de que goste: academia, algum esporte, dança... Ou começar a fazer terapia! Algumas pessoas têm um pouco de preconceito com relação à terapia, mas ela é um excelente meio de autoconhecimento e de alívio pro psicológico!
      Procura relaxar! O vestibular fica tão pesado pelo peso que nós mesmos colocamos nele! Esquece os outros... Faz a sua parte! Você só precisa de UMA vaga; tá sobrando um monte! haha =) Era assim que eu pensava!
      Espero ter ajudado um pouquinho!!
      Bjs =)

      Excluir
  95. Olá! :) sei que tu fazes um favor para a gente que comenta eu seu blog mas, gostaria de pedir outro! Rsrs sera que tu podes descrever mais ou menos como é o curso de medicina na Uerj? Acho que é sempre bom saber um pouquinho, dá mais gás pra estudarmos e conseguir! É claro, se puderes!!! ;) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! =)
      O curso de medicina na UERJ é muito bom! Temos o melhor hospital universitário do Rio de Janeiro, o maior centro acadêmico do país e os alunos mais legais também! hahaha
      Em anatomia, somos hoje a unica universidade publica do Rio que permite que os alunos pratiquem a dissecção nos cadáveres, que é a base para técnicas cirúrgicas.
      A clínica aqui é muito forte e somos referência em muitas áreas, como em Reumatologia, especialmente no tratamento de Lupus (recebemos inclusive pacientes da Europa para o tratamento).
      Passa um dia lá pra conhecer a faculdade! A UERJ é linda, apaixonante, e só não sai bem formado de lá quem não quer! =)

      Excluir
  96. Ao contrario da maioria das pessoas q tenta medicina, sarah, eu quero n por status ou posição social, eu quero pq gosto mesmo! Vou te confessar que n é tb só pelo fato de ajudar as pessoas, pq ai eu poderia fazer enfermagem e tb estar ajudando e mto! Mas eu queria mesmo ajudar a curar as doencas e n aplicar o que o medico receitou.. Entao optei pela medicina! Mas o meu medo é o contrario do de td mundo... As pessoas pensam que vao entrar pra carreira medica e ser super bem sucedidos, com bons salarios e etc mas eu sei que pelo menos aqui no Brasil, n é assim q a coisa funciona! Os medicos sao mt desvalorizados e pra obter grandes lucros financeiros tem sim q demandar um longo tempo da vida na carreira, pq os melhores salarios é mesmo pra quem tá no auge! Mas eu n ligo de n receber altos salarios, de trabalhar mt no que eu gosto, e de ter td cobrança que um medico (ainda mais no setor publico) leva nas costas! Mas eu tb sei que amor infelizmente n enche barriga!!! Quem dera eu ter condiçoes de me manter sem depender de salario e ainda assim dedicar minha vida em função dos outros! Mas infelizmente, eu nao tenho! E me amedronta o fato de estudarmos tanto pra chegar ate a faculdade, estudarmos mt mais na faculdade, estudarmos pra nos diferenciar dos demais, e ainda assim sermos desvalorizados, com condiçoes precárias de trabalho (falo de mts hospitais publicos que n permitem o medico avançar ate mesmo em diagnósticos,exames, cirurgias e etc por n ter condições), péssimos salarios (veja bem, n ligo de n receber mt, porém ligo de receber o injusto pra uma profissão que envolve vidas), ter que mts vezes trabalhar em vários lugares pra ter um retorno legal e muitas outras coisas que um medico faz e que nao é valorizado! Sabe.. Tem mts pessoas que vao pra medicina pq é algo tradicional, que já em de berço, e mts deles sabem que já vao sair da faculdade com emprego garantido e ate mesmo consultório próprio, entretanto eu sei que é mt dificil que cmg seja assim! Por isso já penso lá na frente... Eu sonho com a medicina, e queria tanto mas tanto ter a certeza de que é isso mesmo, de que eu to certa, mas infelizmente, eu nao tenho! E sempre fica aquele pinguinho de duvida... Eu gostaria que vc me ajudasse a tirar essa minha duvida, se vai compensar mesmo td o meu esforço ate o grande dia de ter meu diploma.
    Vc nunca teve medo de conseguir e lá na frente ver que nao era aquilo que vc pensava?
    Desculpa o texto grande kk é que vc sabe né... Na cabeça de um vestibulando, o que nao falta é duvida! Rs beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! =)
      Entendo sua dúvida, sim! Acho que ela passa na cabeça de todos!
      Partilho de sua condição: meus pais são advogados, não tenho nenhum médico próximo na família e to longe de sair da faculdade com consultorio pronto! haha
      Eu tive medo, sim, de começar a perceber que não era isso realmente o que eu queria... Bom, mas é um risco que se corre! Acho que minhas certezas sempre pesaram mais que as minhas dúvidas...
      Entrei na faculdade e eu me apaixonei ainda mais pela medicina. Cada vez que visto o jaleco é como se estivesse vestindo um sonho. Acho fascinante cada coisa nova que aprendo. Acho o ser humano uma "máquina" incrível, temos um vasto campo a descobrir ainda...
      Eu não tenho como te garantir que vai compensar! Depende muito do seu esforço também... O que eu acredito muito é que pra quem é bom sempre há espaço!
      Tenho levado a faculdade sem me preocupar tanto com essas questões financeiras... Eu gosto muito da área de pesquisa e é uma área que também paga muito pouco no Brasil! E pode acontecer, sim, de eu trabalhar como uma escrava e receber um salário irrisório por isso... Mas, se for o que eu escolher, se fizer com que eu me sinta completa, eu topo e vamo lá!
      Como está escrito no belíssimo Evangelho Segundo o Espiritismo: A cada dia basta o seu mal!
      Não sofra tanto por antecipação! Se medicina for mesmo o seu sonho, corra atrás dele! A felicidade de ter curado alguém vai compensar qualquer conta no vermelho! =)
      Espero ter ajudado! Forte abraço =)

      Excluir
  97. Conto os segundos pra ver tuas respostas pros meus comentarios aqui!!! Muuuuito obrigada pelo apoio que dá a todo mundo que tá lutando pra chegar lá! Um dia vou me apresentar pra vc q tanto me incentivou nas respostas pros comentarios! Mas nao vai ser aqui na internet naoo.. Vai ser como sua caloura!!!!
    Que Deus me ouça, sarah!!!! Quero mt passar pra uerj e sonho com o dia de ver meu nome na lista! Um dia eu chego lá! E te conto! Kkk
    Mtt obrigada mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha que linda!! É isso aí! Confiança em si é essencial! To na torcida, querida! Aguardo notícias! Toda vez que algum de vocês vem me contar que atingiu o objetivo, me sinto passando no vestibular de novo! =)
      Te espero na UERJ! Muita força na luta!
      Forte abraço =)

      Excluir
  98. Oii! Parabéns pela tua conquista! Eu quero também medicina na uerj e to fazendo cursinho pra isso. Eu to estudando da seguinte forma: todo dia quando chego em casa reviso o que o professor deu da matéria do dia, faço quantos exercicios eu aguentar e nos fins de semana como já vi o que ele vem passando, eu começo a me adiantar pra ai no dia da semana eu já saber previamente um pouco mais do que ele vai falar na aula. Vc acha que eu to fazendo certo? Eu também to fazendo simulados todo final de semana e conto minha porcentagem no final, se ficou acima de 80% eu avanço a matéria, mas se n, eu volto e estudo um pouco mais do assunto. Também já baixei umas provas antigas da uerj, mas quero fazer quando eu já tiver com muito conteúdo, pq se eu pegar pra fazer agr, estudando mesmo cada questao com a ajuda da revista eletronica, eu acabo gravando a questao e ate mesmo a resposta, dai quando eu fizer pra valer, n vai ser taao pra valer pq ai eu já vou ter a questao meia que gravada e isso n é legal né. Vc acha que to certa? Me dá umas dicas pra organização dos meus estudos, se achar que to falhando em algo?
    E as redações eu sigo as duas por semana mesmo?
    Obrigada pela atenção e parabéns mais uma vez!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada, querida =)
      Acho que seu planejamento está ótimo! De verdade! Só lembra de ter um tempinho pra descansar tb, ok? Sair pra jantar com os amigos as vezes, cineminha, programinhas de leve que ajudam muito a tirar o peso do vestibular!
      Duas redações por semana estão de ótimo tamanho!
      Parabéns pela disciplina! Força na luta!
      Forte abraço! =)

      Excluir
  99. Pra ti, qual foi o mais dificil: os dois anos de pré-vest ou esse tempo que vc tá na faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que são pesos diferentes! Medicina é inegavelmente um curso pesado, mas acho que no período entre-provas acaba ficando um pouco mais tranquilo, dá pra relaxar mais (além de que você já tá fazendo o que quer!), diferentemente do vestibular, que acaba sendo um estresse quase continuo, né? rs
      Enfim, é o que digo: entre pra medicina sabendo a dor e a delícia que é! Esse é o verdadeiro amor, né? Amar apesar dos pesares! haha
      Beijão!

      Excluir
  100. Oi! Então, preciso desabafar. É que eu sempre gostei de estudar sabe, aí em casa eu passava o dia inteiro estudando! Mas agora eu passei no vestibular pra odontolgia (que sempre foi o meu sonho)e tô morando com uma tia e uma prima de 11 anos, mas aqui tá tão diferente (porém eu sei que eu que tenho que me adaptar a realidade delas, afinal estão me fazendo um favor). Gostaria de umas dicas suas... Não me sinto a vontade para estudar... primeiro porque ela fica com a tv ligada o tempo todo ( e a tv fica vizinho ao quarto, aí já desconcentra); minha prima fica vindo aqui várias vezes também e eu tô me sentindo desconfortável, porque como eu tinha uma rotina pesada de estudos e pretendo manter ela, eu temo que elas vão me julgar, como se eu só soubesse estudar e me isolasse (até porque eu nem gosto de sair e já sou naturalmente "envergonhada" e calada, e agora então nem to conseguindo "me soltar")! Aí quando eu tô aqui, nem consigo estudar direito.. às vezes tá até um silêncio (tipo agora kk), mas eu nem me concentro só pensando nessas coisas! A única solução que eu encontrei seria ficar mais tempo na faculdade pra estudar, será que resolve? porque talvez quando eu chegue em casa, mesmo tendo alguma coisa pra estudar, eu fique mais tranquila, me "socializando" mais, sabe? (mas eu nem vou poder voltar da faculdade muito tarde. a maior parte das minhas aulas são pela manhã, então só possso ficar estudando até umas 17h e já tenho que voltar pra casa, mas eu não sei se esse tempo de estudo é pouco). Levando em consideração o meu curso, quantas horas por dia você acha necessário (e saudável) estudar? e quantas horas por dia você estuda rs? [porque eu queria estudar muitão, mas como eu disse, estou desconfortável] aaaah, eu quero te perguntar outra coisa: é que eu queria comprar um celular bom pra poder eu fazer minhas pesquisas, mas como eu vou ter que andar mais de onibus agora, eu tenho medo porque eu não sei se fica perigoso. E agora? Você anda de ônibus e tem um celular caro? Você acha que tem algum problema?
    beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Parabéns pela sua conquista! =)
      Olha, eu sei que essas situações são complicadas, mas acho que com relação ao barulho, uma boa solução é estudar na biblioteca da faculdade mesmo! Aí qd vc chegar você só dá uma lida no que falta...
      Sobre elas "acharem" que você estuda demais: acho que você tá sofrendo um pouquinho por antecipação, né? Elas ainda nem falaram nada! ahaha E se falarem, responde apenas que esse é o seu jeito, que você tem muita coisa pra estudar, coisas do tipo! Você não precisa basear a sua vida pensando no que os outros vão pensar de você!
      É claro q não acho que você tenha que viver pra estudar... Isso também não é saudável e uma hora vai pesar! Mas dentro do seu limite, não vejo problema algum! =)
      Com relação às horas de estudo na faculdade, isso é muito relativo! :\ Eu tenho problemas com rotina haha então na faculdade também não tenho uma rotina certa de estudos... Mas perto das provas a gente sempre acaba apertando mais e estudando conforme as necessidades...
      Acho que você vai sentindo, sabe?
      Mas, "puro chute", acho que estudando 3h por dia dá pra manter a materia minimamente em dia e minimizar seus esforços pré-provas! (além de te ajudar a gravar melhor pra vida também! rs)
      Bom, eu vou de onibus pra faculdade e tenho um iPhone! haha sem problemas! É só guardar direitinho e não dar mole... Não sei onde você estuda, mas de maneira geral funciona assim =)
      Espero ter ajudado! Manda notícias depois se tá conseguindo estudar direitinho =)
      Forte abraço!!

      Excluir
  101. Olá! Eu quero fazer medicina também e entrei pro cursinho mas n é o pH (moro mt longe)! Eu to estudando mesmo, até pela madrugada... Sei que é errado pq posso me cansar mas td vez que vou pra cama lembro daquele famoso texto que diz "O sucesso é construído a noite, de dia você faz o que a maioria das pessoas fazem" e dai eu corro pra mesa e volto a estudar! hahahha sério, eu nao ligo! Só de pensar no meu nome na lista me dá mais força ainda pra lutar! Mas eu tenho medo de estar fazendo tudo errado e o tiro acabar saindo pela culatra, sabe? Chegar no dia da prova e eu estar desgastada!
    Vc estudava pela madrugada também? O que acha que devo fazer?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Bom, a forma de estudar é sempre algo muito pessoal, mas eu não acho muito adequado estudar de madrugada!
      Nunca fiz isso na época do vestibular (na faculdade, se tornará uma necessidade, às vezes haha, então guarda a madrugada pra ela!)
      Acho que você deve manter a rotina de 5h/dia além do curso e seguir as dicas do texto... Se vc mantiver uma rotina assim, já tá ótimo! O ano é longo e você naturalmente vai estar cansada no final dele! Então, acho melhor você minimizar os desgastes!
      Mas, claro, isso é só minha opinião! Espero ter ajudado =)
      Beijão!

      Excluir
  102. Sarah lembra que eu te falei do meu estagio? Entao, do nada eu larguei! N quis mais,sabe? Agora vou me focar exclusivamente nos estudos e seja o que Deus quiser!
    Obrigada por tuuudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boaaa! Obrigada pelo retorno! Fico feliz com seu foco e determinação! Eles fazem parte da receita pro sucesso! =)
      Força esse ano, querida! Precisando, estamos aí!
      Beijão!!

      Excluir
  103. Sarah, vc acha que eu devo resolver as provas da uerj estudando, tipo, vendo uma por uma ai abrindo a apostila pra entender melhor ou como um simulado só eu e a prova?
    To mt desesperada pra pegar toda materia ate o 1 exame da uerj pq eu já quero tirar A no primeiro né! Meu cursinho tem o projeto especificas a partir do dia 20 de julho, entao seria ideal eu entrar pro projeto focada só em quím/bio/red/port instrumental.. Se eu n tirar A no 1 exame (Deus me livre! rs) eu ia entrar pro projeto da mesma forma, mas ai eu ia ficar preocupada com a especifica e primeiramente com o 2 exame né..
    Meu colégio n me deu uma base mt boa, dai agr no pre vest que eu to vendo pela 1 vez uma serie de coisas, e pra eu acompanhar o professor eu tenho quer desdobrar! Só Deus e quem já passou por essa situação sabe como é dificil estar "atrasada" dos demais! Eu ate tenho estudado pela madrugada pra compensar um pouco e tentar me acertar, mas sei que isso é errado, só que nao vejo outro caminho!
    E tb eu to perdidinha em relacao a fazer as provas desde já ou fazer perto do 1 exame e ver como eu estou! O que vc acha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  104. Olá!
    Sem dúvidas, acho que você deve resolver as provas da uerj como SIMULADOS. A matéria você aprende na teoria e resolvendo as questoes do seu material! Resolver as provas da UERJ te ajudará a se adaptar ao estilo de prova!
    Sobre o exame de qualificação, você não estaria em nenhuma desvantagem se tivesse que fazer o segundo! O primeiro exame é que é precoce demais e acaba prejudicando até mesmo quem está no colégio... Se tiver que fazer o segundo, de setembro a dezembro é um bom tempo pra se preparar pras específicas! Não se preocupe =)
    Também não acho que estudar de madrugada seja uma boa, mas se você acha que vai ser melhor pra você assim, tudo bem!

    Bom, o primeiro exame normalmente ocorre em Junho, certo? Acho que você pode esperar um pouquinho pra começar a resolver as provas, até pra você ter mais conteúdo!
    Acredito que entre o meio de março e o começo de abril seja um bom periodo pra começar! Aí você sente como você tá em relação ao conteúdo e vê quando é melhor começar... Se você resolver 2 provs por semana (resolvendo MESMO, como no dia da prova!), você termina os EQs, ou faz parte consideravel deles antes da prova! =) (se não conseguir, tudo bem. Um EQ por semana ja ajuda bastante tb!)
    Espero ter ajudado!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  105. Meu sonho é medicina, mas eu nao consigo fazer nenhuma questao da 2 fase da uerj!
    To arrasada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica arrasada, não! =) É normal no começo... A UERJ tem um estilo de prova bem particular mesmo!
      A chave é não desanimar e se esforçar pra se adequar a esse estilo!
      Precisando, estamos aí!
      Beijao!

      Excluir
  106. Oi Sarah!! Primeiramente, quero te parabenizar pelo 3º lugar em medicina na tão sonhada UERJ :)Então, me chamo Isadora e estou no 3º ano do EM. Quero muito passar em direito, também na UERJ, e to focada nesse objetivo, mas não sei como que vou me organizar para conseguir dar conta do colégio, e estudar para o vestibular! Não sei se estudo somente as matérias da prova da UERJ ou estudo outras que podem cair no ENEM, pois não to fazendo cursinho esse ano e to meio perdida, rs... O que você acha? Beijinhos e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora! Obrigada =)
      Bom, acho que num primeiro momento você tem que estudar tudo de maneira equilibrada, até porque temos o exame de qualificação na uerj, o qual aborda todas as matérias!
      Deixa pra focar nas específicas no segundo semestre, mais perto da discursiva...
      Como vc nao está fazendo curso (eu também não fiz no terceiro ano, e acho que pode ser muito bom pra você ter um tempinho a mais em casa!), você consegue estabelecer as 5h de estudo por dia! Monte um horario pra nao deixar seu dia nem muito pesado, nem muito leve!
      Espero que ajude =) Qualquer coisa é só falar!
      Beijão!!

      Excluir
    2. Como sao os trotes ai na UERJ, Sarah?? Aaaai queria tanto tantoo passar! Eu to estudando, sabe?! Mas acho que sei lá, nao é suficiente! Pra passar em med tem que saber muuuuito mesmo e isso me deixa triste pq por mais que eu me esforce e dê meu melhor, pode n ser suficiente! Poxa, as vezes fico triste e tento arrancar esse sonho do meu coracao, sei lá.. Buscar algum outro caminho pra vida.. Mas n consigo! Depois que eu coloquei esse desejo no coracao, parece que ficou grudado aqui, sabe?? Hahahah pareço uma louca falando mas é a mais pura verdade! Como eu queria qualquer outro curso.. Pq eu sei que dá pra passar! N é uma coisa mais pra lá do que pra cá! Se a pessoa se dedicar, consegue.. Mas med nao, além de vc dar o seu melhor vc tem que dar o melhor dos outros sabe? Ter smp que se superar, que ir mais que td mundo! É angustiante saber que vc esta fazendo o maximo que consegue,as saber tb que pode nao ser suficiente!
      To muito desanimada, e ainda tá no começo de mais um ano.. Penso mt em desistir, mas nem opcao pra isso eu tenho! Eu n me vejo sendo nada, a nao ser medica!
      Vc tem algum conselho pra mim?

      Excluir
  107. Sarah, eu quero medicina e to fazendo cursinho e estudando e meu cursinho é pela manha mas tem salas de estudo que ficam livres a tarde e a noite e tem tb os tira duvidas, q sao os monitores, dai eu tenho ficado lá tds os dias mais tarde.. Tipo, acaba a aula 12:30 ai eu fico ate umas 18h. Vc acha que ta certo? Rs sua opiniao é mt importante p mim!

    ResponderExcluir
  108. Vcs dao muito trote ai na UERJ pra med?? rsrs

    ResponderExcluir
  109. Oi, sarah!! Meu nome é Isabela, tenho 17 anos e o sonho da minha vida passar numa pra Medicina numa Universidade pública, mas, infelizmente, não tá fácil... Eu já me formei e tô fazendo cursinho, me dedicando mesmo, mas tem sido muuuuito complicado! Eu venho de uma escola que nao me preparou muito bem e tem matérias (muitas!) que eu nunca vi na vida! Eu consigo pegar sozinha, nao preciso de um professor o tempo todo, mas é que fica dificil pegar 3 anos de ensino medio em menos de 1 ano de cursinho,né? Aí eu to muito desanimada por isso! To me desdobrando, mas tem coisas que eu bóio na sala e demoro muito tempo pra entender! Sou boa em redação, amo biologia, história e sou boa tb em geografia, mas matematica eu sinceramente nao consigo aprender! Já tentei mil vezes mas sei lá, quando pego um exercício, fico presa... Choro todo dia por causa disso! Meu emocional tá lá embaixo!!
    Eu tenho pensado em continuar esse cursinho esse ano, dando meu máximo, é claro, e como ainda fiz 17 esse ano e já acabei a escola, acho que mais um ano de cursinho nao me deixaria tao atrasada! Entao to pensando em fazer o pH ano que vem! Só que o unico problema é que é muito longe, eu moro na baixada fluminense no RJ e o pH mais próximo acho que é na Tijuca... Entao eu teria que morar lá! Vc acha que é uma decisão acertada?
    Eu quero taaanto passar!! E queria muito ser pelo menos um pouco inteligente, sabe?! Me dá uma dica ai rs
    E eu tenho uma duvida, medicina na uerj é no Maracanã mesmo? Eu ouvi dizer que é em Vila Isabel..
    Bj

    ResponderExcluir
  110. Olá, meu sonho é fazer medicina pra me especializar em psiquiatria! Também gosto de oncologia mas sei que até lá muita coisa pode mudar né?
    Entao, eu queria pedir pra vc me dar um help na 2 fase da uerj, vc faria isso?
    Por favooooooor!!!
    Nao conheço ninguem que se disponibilizaria...

    ResponderExcluir